10 benefícios das bebidas fermentadas

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10 benefícios das bebidas fermentadas

 Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara Vaz


Antes de tudo, o processo de fermentação é realizado por fungos e bactérias, a partir de diferentes fontes de carboidratos, incluindo moléculas mais simples como a sacarose (açúcar de mesa) até moléculas mais complexas, como as fibras. 

Seu principal objetivo é gerar energia para manter os microrganismos vivos. No entanto, essa fermentação traz inúmeros benefícios à nossa saúde!


Principais Bebidas Fermentadas:

Kombucha

Fermentação do chá (geralmente, chá preto ou chá verde) junto ao açúcar e uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras.

Kefir

leite fermentado produzido a partir dos grãos que constituem uma mistura específica e complexa de bactérias e leveduras que vivem em uma associação simbiótica.

Iogurte 

produzido a partir da fermentação do leite com cultivos pró-simbióticos de Streptococcus thermophillus e Lactobacillus bulgaricus. 

Misso 

fermentação da Soja, fungo Koji e Sal.


10 principais benefícios das bebidas fermentadas:

1. Melhora da digestão;

2. Equilíbrio da microbiota intestinal;

3. Regularização do funcionamento do intestino;

4. Fortalecimento do sistema imunológico;

5. Ação anti-inflamatória;

6. Aliada no tratamento de Gastrite;

7. Contribui para o emagrecimento;

8. Auxilia no controle da glicemia e colesterol;

9. Prevenção de infecções, como a infecção urinária;

10. Ajuda no equilibrio hormonal.

 

 

 

Referências:

CLEVELAND CLINIC. What Are Kombucha’s Health Benefits (and How Much Can You Safely Drink)?. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/what-are-kombuchas-health-benefits-and-how-much-can-you-safely-drink/>

DUTTA Himjyoti et al. Kombucha drink: production, quality and safety aspects. Production and Management of Beverages. 1. 259-288, 2019

GREENWALT, CJ , Steinkraus, KH , & Ledford, RA ( 2000 ). Kombucha, o chá fermentado: microbiologia, composição e alegados efeitos para a saúde . Journal of Food Protection , 63, 976 – 981 .

LEAL, M, Jessica et al. A review on health benefits of kombucha nutritional compounds and metabolites. CyTA - Journal of Food. Vol.16. 1.ed; 390-399, 2018