Chá Matcha: o que é, benefícios e receitas

Chá Matcha: o que é, benefícios e receitas

Chá Matcha: o que é, benefícios e receitas

Escrito por Isabella Farias e revisado por Barbara Vaz.

O chá matcha é uma bebida oriental, feita com a mesma planta do chá verde a Camellia sinensis, mas para o matcha se usa as folhas mais jovens da planta que são moídas até obter um pó fino e de coloração verde. 

Esse processo de cultivo aumenta a produção de clorofila, o conteúdo de aminoácidos e potencializa a concentração dos nutrientes e compostos bioativos, incluindo a teanina, a cafeína e vários tipos de catequinas.

Muito usado nas cerimônias de chá no Japão, o chá matcha também era usado por monges budistas antes das meditações para promover clareza mental, tranquilidade e foco.

 O matchá é rico em vitaminas e antioxidantes que proporcionam diversos benefícios à saúde, melhorando o metabolismo, prevenindo doenças crônicas e melhorando a função cognitiva. Portanto, o consumo regular de matcha pode provocar um efeito positivo na saúde física e mental.

O que torna o matcha tão especial e com diversos benefícios para saúde é a combinação de catequinas, L-teanina e cafeína presentes no chá.

Principais benefícios do chá matcha:

Poder antioxidante

Nosso corpo produz uma série de radicais livres, que são substâncias importantes para o organismo, estão envolvidas no processo de geração de energia,  e na comunicação entre as nossas células. 

Mas, em excesso, esses radicais livres aceleram o processo de envelhecimento e a aparição de doenças, como o câncer. E os fatores que podem causar esse desequilíbrio são: estresse, consumo elevado de álcool, tabagismo, poluição das cidades, medicamentos e alimentos ou bebidas industrializadas.

 Apesar de algum dos fatores serem algo que podemos ajustar como alimentação e estilo de vida, não temos controle sobre o contato com a poluição da cidade e as vezes dos medicamentos, que em alguns casos é indispensável e ai que entra os antioxidantes, ele vai ajudar a neutralizar a ação dos radicais livres e o matcha é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, principalmente as catequinas mas também possui a clorofila, vitamina C e a cafeína.

Menos ansiedade e mais foco

A cafeína é um composto de rápida absorção, atingindo seu pico após 30 minutos da sua ingestão e é quando seus efeitos começam a ser observados. 

Diferente do café que apenas possui cafeína, o matcha é rico L-teanina, um aminoácido com a mesma função no sistema nervoso central porém com mecanismo diferentes, o que faz a cafeína do matcha ser absorvida de forma mais gradual no organismo e não causar estado de ansiedade que a cafeína isolada traz em algumas pessoas. 

Além disso, a L-teanina traz sensação de relaxamento e estado de concentração por mais tempo, sem picos ou quedas bruscas de energia.

Aumenta o metabolismo

Como já sabemos, o chá verde é conhecido por ser um aliado na perda de peso e o matcha não ficaria de fora dessa. Estudos mostram que o chá matcha pode auxiliar no aceleramento do metabolismo, aumentando também o gasto de energia que consequentemente melhora a queima de gordura. 

E por que isso acontece ? O principal fator por trás desses benefícios está nas catequinas presentes no matcha, que são antioxidantes que auxiliam na diminuição de gordura abdominal e podendo melhorar o desempenho nos exercícios físicos, contribuindo para manter um peso saudável. Uma ótima dica é consumir seu matcha cerca de 1 hora antes dos treinos.

Saúde do fígado

Matcha auxilia na regulação do metabolismo de gordura no organismo, diminuindo o acúmulo no fígado e por seu alto teor de antioxidantes, protege as células hepáticas de alterações cancerígenas.

Sabemos que o fígado desempenha um papel importante na eliminação de toxinas e processamento de alimentos, e estudos mostram que o chá matcha previne danos no fígado e diminui o risco de doenças hepáticas.

Cuidado da mente

O chá matcha possui quercetina, um polifenol que vem sendo estudado por ter ação antioxidante e neuroprotetora, protegendo os nossos neurônios contra doenças neurodegenerativas. 

Ainda faltam estudos quanto uma dosagem mínima de chá matcha para obtermos efeitos protetores, mas as evidências mostram que essa erva exerce função cardioprotetora, anti-inflamatória, anti-carcinogênicos e anti-diabéticos. 

São muitos benefícios em um único chá então tente incluir na sua rotina esse super alimento, em quantidades moderadas ele é seguro.

Pele saudável

Aposto que você já viu por aí produtos de skincare com chá verde ou matcha, ele é um ótimo aliado para cuidar da pele e isso se dá pela sua alta concentração de antioxidantes (já percebeu que antioxidantes são tudo né?!) e pelas propriedades anti-inflamatórias que contribuem para saúde cutânea, especialmente para pessoas com acne ou peles sensíveis com rosácea. 

Matcha X Café

Se você é amante de café mas sofre com efeitos negativos do seu consumo como taquicardia, ansiedade, refluxo, gastrite e insônia o matcha pode ser um bom substituto.

Apesar de não serem bebidas parecidas, o matcha também é uma bebida com fonte de energia. Fazendo uma comparação com uma xícara de café que tem 40mg de cafeína, em uma colher de chá de matcha (2g) temos 60mg de cafeína, além de ser 137 vezes mais antioxidante que uma dose de chá verde comum, incrível né?!

 A L-Teanina presente no matcha ajuda a impulsionar as ondas cerebrais alfa, que ajudam a promover uma sensação de relaxamento, além de combater o nervosismo e ansiedade que a cafeína geralmente causa. 

E a combinação de cafeína e L-Teanina no matcha, resulta em uma liberação de energia gradual, fazendo com que você não tenha aqueles picos de energia e dificuldade de concentração que o café causa, sabe? Não é atoa que ela é uma bebida usada monges budistas para antes das meditações.

 E para completar, para as pessoas que evitam o café após determinado horário do dia, pois caso consumam não vão conseguir dormir por estar em estado de alerta, com o matcha isso não é um problema, você pode consumir após as 16 horas sem medo que ele não irá te causar problemas para dormir.

Para o matcha ter todos esses efeitos benéficos ele deve ser de boa qualidade, por isso é necessário se atentar na hora de comprar, ele deve vir em uma embalagem escura para evitar a oxidação já que é uma erva rica em antioxidantes e a exposição a luz diminui esse efeito. 

Por isso não é recomendado comprar o chá matcha em lugares a granel, além de já estar oxidado também é importante saber a origem do matcha para que ele seja de boa qualidade, seu processo de extração é muito delicado e artesanal por isso um matcha bom possui um valor mais alto.

 Como fazer o chá matcha perfeito em casa

Ingredientes:

-       1 colher de chá de matcha

-       50 ml de água filtrada

-       150 ml de leite vegetal

 Modo de preparo:

Aqueça os 50ml de água até esquentar mas não deixe chegar em ponto de fervura. Em uma xícara coloque a água e o matcha e misture bem com um mini mixer para que ele dissolva totalmente. 

Para o gosto ficar mais leve e gostoso misture com leite vegetal da sua preferência, como aveia ou coco que deixam o matcha uma delícia. Caso queira adoçar pode usar mel ou melado de cana.

Receita de pré treino com chá matcha

Ingredientes:

-       150 ml de leite vegetal (aveia e coco são os melhores para essa receita)

-       1 colher de chá de matcha

-       1 banana bem madura congelada para dar cremosidade

-       1 colher de chá de melado de cana ou mel.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes para o liquidificador até tudo ficar homogêneo e pronto. Bom Treino!

 --

Referências:

Prevedello MT, Comachio G. Antioxidantes e sua relação com os radicais livres e doenças crônicas não transmissíveis: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Development (2021); 7(6): 55244-85.

Kochman J, Jakubczyk K, Antoniewicz J, Mruk H, Janda K. Health Benefits and Chemical Composition of Matcha Green Tea: A Review. Molecules. 2020 Dec 27;26(1):85.

Mancini, E., et al. (2017). Green tea effects on cognition, mood and human brain function: A systematic review. Phytomedicine: international journal of phytotherapy and phytopharmacology, 34, 26–37.

Pervin, M., et al. (2018). Beneficial Effects of Green Tea Catechins on Neurodegenerative Diseases. Molecules (Basel, Switzerland), 23(6), 1297.

Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.