Beneficios do vegetarianismo + Mix de Kombuchas

alimentação saudável, benefícios da kombucha, lactovegetariano, ovolactovegetarianismo, ovovegetariano, vegano, vegetarianismo, vegetariano estrito, vegetarianos -

Beneficios do vegetarianismo + Mix de Kombuchas

Escrito por Carolina Bove e revisado por Barbara Vaz


Hoje em dia é cada vez mais comum encontrarmos em uma mesa algum vegetariano ou vegano. A demanda nas grandes cidades tem sido cada vez maior e o cardápio de restaurantes e bares quase sempre se dedica em parte para essas escolhas alimentares. 


De maneira geral, vegetarianos são aqueles que fazem a exclusão das carnes de sua alimentação (inclusive o peixe). Os motivos para que alguém deixe de consumir animais são diversos:

 

1. Saúde - uma alimentação vegetariana equilibrada é rica em frutas, verduras, grãos integrais, leguminosas, oleaginosas. Garantindo um grande aporte antioxidante;

 

2. Preocupação com o meio ambiente - o desmatamento tem como causa principal a pecuária, envolvida na produção de carnes e laticínios principalmente;

 

3. Compaixão pelos animais - bois, frangos e peixes também possuem sistema nervoso central, tendo a percepção de dor e sofrimento. 


O acompanhamento com um profissional da área da saúde é muito bem-vindo para quem se torna vegetariano, para que as combinações alimentares sejam eficientes! 


Quando ajustada, a alimentação sem animais gera muitos benefícios para a saúde. Alimentos de origem vegetal garantem um grande aporte de compostos bioativos (substâncias presentes no reino vegetal que garantem longevidade). 


Já é comprovado um menor risco de doenças cardiovasculares, devido a baixa quantidade de gorduras saturadas  e aumento de antioxidantes no corpo (carotenoides e fitoquímicos). 


Além disso, em estudos genéticos, uma alimentação vegetariana adequada garante menores marcadores para câncer e menor nível de IGF-1 (hormônio que estimula o crescimento de células cancerígenas). O controle da diabetes também pode ser um benefício pelo controle glicêmico nas refeições. 


As kombuchas são grandes coadjuvantes para aumentar a densidade nutritiva de uma dieta vegetariana. São naturalmente antioxidantes, fonte de proibióticos (microorganismos vidos benéficos para saúde intestinal humana) que também estimulam o funcionamento do sistema imune. Inclui-los na sua rotina aliado à uma alimentação equilibrada só trará benefícios. 




Referências:

Biyanda, Plant-based Diet for HbA1c Reduction in Type 2 Diabetes Mellitus: an Evidence-based Case Report. Acta Med Indones, 2018 Jul.

Trautwein, The Role of Specific Components of a Plant-Based Diet in Management of Dyslipidemia and the Impact on Cardiovascular Risk. Nutrients, 2020 Sep 1.