Bebidas saudáveis: 3 alternativas refrescantes

Nutrição -

Bebidas saudáveis: 3 alternativas refrescantes

Escrito por Gabriela Ghilardi e revisado por Barbara Vaz.

Manter o corpo hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde. Sinais como falta de energia, cansaço, constipação, retenção de líquidos e dor de cabeça podem ser sintomas da desidratação

Além do consumo de água, podemos apostar em bebidas que podem te ajudar na hidratação com sabores diferentes e benefícios para a saúde.

No texto a seguir, você poderá conhecer 3 escolhas incríveis de bebidas alternativas que além de serem muito refrescantes, podem propiciar diversos benefícios para a saúde.

 

1. KOMBUCHA

Essa bebida milenar é produzida a partir da fermentação dos chás por diversas bactérias, sendo assim, considerada uma bebida probiótica com efeito positivo na microbiota intestinal e diversos benefícios para a saúde.


A Kombucha é levemente gaseificada e o melhor de tudo, é que apresenta diversos sabores incríveis.

 

2. BLEND DE CHÁS

Uma das bebidas alternativas que oferece muita versatilidade! Você pode fazer seu próprio blend de chás e tomar quente ou gelado, nos dias mais quentes.


Cada erva terá um benefício para o organismo, por isso é sempre importante variar seu blend e garantir diferentes nutrientes.


Algumas dicas de sabores

Raspas de gengibre, folhas de hortelã, chá verde e hibisco.

 

3. ÁGUA AROMATIZADA

A água aromatizada não deixa de ser ótima opção para hidratar e nutrir o corpo com todos os benefícios dos ingredientes utilizados. É um jeito fácil de aumentar a hidratação ao longo do dia e se refrescar.


Utilize rodelas de limão ou laranja, folhas de hortelã e rodelas de pepino.



Referências

LEAL, M, Jessica et al. A review on health benefits of kombucha nutritional compounds and metabolites. CyTA - Journal of Food. Vol.16. 1.ed; 390-399, 2018.

Popkin, Barry M., Kristen E. D'Anci, and Irwin H. Rosenberg. "Water, hydration, and health." Nutrition reviews 68.8 (2010): 439-458.

Yang, X., Zhou, J., Fan, L., Qin, Z., Chen, Q., & Zhao, L. (2018). Antioxidant properties of a vegetable–fruit beverage fermented with two Lactobacillus plantarum strains. Food Science and Biotechnology, 27(6), 1719-1726. http://dx.doi.org/10.1007/s10068-018-0411-4 PMid:30483436.