Você sabe para que serve o gengibre? Conhece os seus benefícios e aprenda a fazer chá de gengibre

Nutrição -

Você sabe para que serve o gengibre? Conhece os seus benefícios e aprenda a fazer chá de gengibre

Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara Vaz.

O gengibre é uma raiz poderosíssima que contém dois compostos bioativos, chamados de 6-gingerol e 8-gingerol, que desempenham propriedades termogênicas no nosso corpo. Como resposta temos uma aceleração do metabolismo e um possível aumento da queima de gordura corporal, favorecendo assim o emagrecimento.

O gengibre pode ser encontrado em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais.  Sua apresentação também pode variar, sendo elas: in natura ou fresco, desidratado ou em pó e também na forma de óleo essencial ou de suplemento alimentar em cápsulas.

Além de ser muito utilizada em chás e sobremesas, devido seu sabor mais apimentado e quente, esta raiz medicinal também é muito utilizada para temperar os alimentos salgados, diminuindo a necessidade de adição de sal e inúmeros benefícios.

 

7 benefícios do gengibre

1.Prevenção de quadros de Gastrite e Refluxo 

Sua ação antioxidante e anti-inflamatória ajuda a prevenir e combater inflamações gastrointestinais.

2. Combater azia e gases intestinais

Alguns compostos bioativos que relaxam a musculatura do estômago e intestino e diminuem a acidez do estômago, sendo uma ótima opção para o combate desse mal-estar.

3. Controle da Diabetes

Devido aos compostos fenólicos zingibereno e curcumeno presentes no gengibre, que desempenham ação antioxidante e ajudam a proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, mantendo os níveis adequados de insulina e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

4. Melhorar náuseas e vômitos

É uma ótima opção para o tratamento de quimioterapia e durante a gravidez. Devido suas propriedades antieméticas, que aumentam o esvaziamento do estômago e assim melhoram náuseas e vômitos.

5. Pode prevenir alguns tipos de câncer

Por conter boas quantidades de zingibereno, curcumeno, farneseno e gingerol, compostos bioativos que possuem atividades antioxidantes, que ajudam a combater o excesso de radicais livres no organismo, impedindo o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.

6. Equilibrar a pressão arterial

Suas ações relaxantes, anti-inflamatórias, anti-antioxidantes, vasodilatadoras e anti coagulantes, melhoram o relaxamento das artérias auxiliando assim o controle da pressão alta, outro ponto importante é que   o gengibre inibe a enzima conversora de angiotensina (enzima responsável pela contração dos vasos sanguíneos).

7. Combater infecções

 É uma ótima opção para o tratamento de gripes, resfriados, asma e bronquite, pois é um eficiente anti-inflamatório. O gengibre também pode auxiliar no tratamento de infecções na boca e na garganta, como faringite e amigdalite.

 

Como preparar o chá de gengibre?

O chá de gengibre pode ser preparado colocando um pedaço pequeno de gengibre fresco em uma panela com 180 ml de água e deixar ferver por 5 a 10 minutos.

Outras formas de preparar o chá consiste em misturar 1 colher de sopa de gengibre em pó com 1 litro de água fervente ou colocar 1 colher de sopa de gengibre ralado em 1 xícara de água fervente por 5 minutos.

 



Referências

BODAGH Mehrmaz et al. Ginger in gastrointestinal disorders: A systematic review of clinical trials. Food Science & Nutrition. 7. 1; 96–108, 2019

LETE, Iñaki ; ALLUÉ, José. The Effectiveness of Ginger in the Prevention of Nausea and Vomiting during Pregnancy and Chemotherapy. Integrative Medicine Insights. 11. 11-17, 2016

SCHINELLA, G.; et al. Cardioprotective effects of Ilex paraguariensis extract: evidence for a nitric oxide-dependent mechanism. Clin Nutr. 24. 3; 360-6, 2005