Chá verde emagrece? Saiba agora tudo sobre seus benefícios, como fazer e quando tomar

Nutrição -

Chá verde emagrece? Saiba agora tudo sobre seus benefícios, como fazer e quando tomar

Escrito por Gabriela Ghilardi e revisado Barbara Vaz.

Durante séculos, o chá verde chines tem sido considerado, no Extremo Oriente, uma bebida saudável. Depois da água, é a bebida não alcoólica mais consumida no mundo.

O chá verde é produzido a partir das folhas, botões ou caules das plantas do gênero Camellia sinensis. Seus benefícios se devem por conta da alta concentração de polifenóis como catequinas, epigalocatequinas e outros compostos fenólicos, além de conter cafeína, vitaminas e minerais.

 

Para que serve o chá verde?

Estudos mostram que o consumo regular desse chá apresenta alguns benefícios importantes em certas patologias como: diabetes mellitus, cardiopatias, infecções virais, inflamações e em doenças degenerativas, como o câncer e envelhecimento.

 

Quais são os seus principais benefícios?

EMAGRECIMENTO

O chá verde tem mostrado efeito positivo no manejo da redução de peso, pois suas catequinas e cafeína podem inibir enzimas e o sistema nervoso simpático envolvido na lipólise. O consumo de chá verde mostra-se benéfico, além de ser um produto natural, para o tratamento da obesidade, inibindo lipases, estimulando a termogênese e reduzindo a gordura corporal.

CÂNCER

Estudos epidemiológicos revelaram forte ligação à redução do risco do câncer em geral, e do câncer de estômago em particular. As catequinas são os compostos mais ativos existentes no chá verde, na inibição da carcinogênese e no desenvolvimento do tumor.

ENVELHECIMENTO

O chá verde é fonte de flavonoides bioativos com potente atividade antioxidante, responsável pelo combate dos radicais livres.

A epigalocatequina, catequina presente em alta quantidade no chá verde, possui efeito protetor ao estresse oxidativo e envelhecimento, sendo um antioxidante que protege dos declínios naturais da idade como o surgimento de rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce.

DIABETES

Estudos analisaram que o consumo de chá verde potencializa a atividade da insulina e regula os níveis de açúcar no sangue, auxiliando então na prevenção e no tratamento da diabetes.

 

Como consumir chá verde?

O chá verde pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais ou farmácias na forma de pó solúvel, saquinhos de chá ou cápsulas.

Recomenda-se beber 2 a 3 xícaras por dia, conforme orientação do profissional de saúde. Evitar consumir o chá no período noturno é interessante para não afetar a qualidade do sono, devido a presença da cafeína.

Ingredientes:

- 1 xícara de água (200 a 300ml de água);

- 1 colher de sopa das folhas do chá verde.

Modo de preparo:

Coloque água em uma chaleira no fogo baixo e desligue antes de começar a ferver, assim que subirem as primeiras bolhinhas;

Jogue a água quente sobre a quantidade de 1 colher de sopa da erva em uma xícara;

Cubra deixando em infusão por 3 minutos; Coe e beba. Você pode consumir quente ou gelado.

 



Referências 

CABRERA, Carmen; ARTACHO, Reyes; GIMÉNEZ, Rafael. Beneficial effects of green tea—a review. Journal of the American College of Nutrition, v. 25, n. 2, p. 79-99, 2006.

SINIJA, V. R.; MISHRA, Hari N. Green tea: Health benefits. Journal of Nutritional & Environmental Medicine, v. 17, n. 4, p. 232-242, 2008.

YANG, Chung S.; WANG, Xin. Green tea and cancer prevention. Nutrition and cancer, v. 62, n. 7, p. 931-937, 2010.

JURGENS, Tannis M. et al. Green tea for weight loss and weight maintenance in overweight or obese adults. Cochrane database of systematic reviews, n. 12, 2012.