Atitudes para ajudar na preservação do Meio Ambiente.

Atitudes para ajudar na preservação do Meio Ambiente.

 

5 de Junho é dia do Meio Ambiente! Decidimos listar 5 pequenas atitudes que você pode adotar no seu dia a dia para ajudar na preservação do Meio Ambiente!
01. Economize energia
Comece trocando as lâmpadas por modelos eficientes — se cada casa nos Estados Unidos fizesse isso, por exemplo, o país iria causar efeitos diretos ou indiretos na redução do mesmo nível de poluição que se tirasse 1 milhão de carros das estradas. Em seguida, preste atenção para não deixar luzes acesas em cômodos que não estão sendo utilizados e desligue os aparelhos durante a noite. Nas tarefas domésticas, busque ser mais eficiente, por exemplo, esperando acumular roupas o suficiente para encher uma máquina antes de lavá-las.
02. Desligue a torneira
Só de desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, é possível economizar 18 litros de água por dia. Experimente fazer o mesmo quando for ensaboar as mãos ou as louças na pia na hora de lavá-las para economizar ainda mais.
03. Ajuste sua alimentação
Seja no processo de criação, seja para a logística de alimentos, animais ou vegetais, o ambiente sofre um impacto maior em função dos grandes produtores. Para ajudar, você pode repensar o seu consumo, valorizando, por exemplo, pequenos produtores da sua região. 

 

Aproveite os ingredientes regionais e alimentos da estação
  • Use o máximo dos alimentos. Talos, folhas, sementes e cascas possuem alto valor nutritivo. Eles podem ser utilizados em diferentes receitas, o que ajuda a reduzir o lixo e o desperdício
  • Falando em desperdício, procure se servir com consciência. Muitas vezes, colocamos no prato mais do que conseguimos comer
  • A panela de pressão é sua aliada. Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe, além de legumes e verduras cozinham mais rápido. Você pode economizar até 70% de gás assim
  • Se você ainda não é, tenha um dia vegetariano. Você não precisa parar de comer carne, mas experimente deixar de consumir carne por somente um dia. São necessários 9,5 mil litros de água para produzir cada meio quilo de carne, e cada hambúrguer que vem de animais que pastam em áreas desmatadas causou a destruição de cinco metros quadrados de floresta.

     

    Recicle e reduza o lixo.
     
    Você recicla? A reutilização de materiais para novos fins e a redução do lixo seco é fundamental para evitar a sobrecarga de resíduos lançados ao planeta.
    Isso porque os materiais secos têm, geralmente, uma baixa taxa de decomposição. Ou seja: demoram muito para se decompor, e durante todos os anos em que passam pelo processo lançam líquidos e gases que são prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, um lixo que não é tratado e disposto corretamente contribui para o efeito estufa e o aquecimento global do planeta terra.
    Fora o fato de ocuparem muito espaço, já que a produção de lixo seco do ser humano só tem aumentado com o passar dos anos. Isso tudo tira dos animais uma área do seu habitat, além de representar um verdadeiro perigo no assunto sobre os seres vivos.

     

    Evite comprar mercadorias com muitas embalagens
  • Separe o lixo úmido do seco
  • Recicle: reutilize embalagens e outros materiais recicláveis, oferecendo-os novas funções
  • Prefira sacolas reutilizáveis para fazer compras
  • Você sabia que a média mundial de consumo de papel é de 58 kg por ano? Isso quer dizer que cada pessoa consome, em média, 0,6 árvore por ano. Então, reduza o uso de papel o máximo possível. Você pode começar utilizando sempre os dois lados da folha
  • Outra dica para economizar papel é pagar suas contas online e só imprimir o que for realmente necessário
  • Tenha uma caneca ou seu próprio copo de silicone para usar no trabalho e fora de casa. Os copos de plástico nem sempre são separados e encaminhados para a reciclagem. E, mesmo quando são, é muito melhor evitar o uso do plástico
  • 05. Dê preferência para produtos orgânicos e agricultura familiar:
    Como já mencionamos anteriormente, o meio ambiente é altamente prejudicado dependendo da forma que nos alimentamos e pelo nosso comportamente de consumo. Uma forma de contribuir para a preservação do planeta é repensar sua relação com o alimento, avaliando o cenário como um todo. 
    O produto que você está comprando é de produtores responsáveis e conscientes? Quais foram as etapas de produção? Foram utilizados agrotóxicos e outros produtos prejudiciais ao meio ambiente?
    Ainda que você possa estar pagando um pouco mais caro pelo produto, ao consumir alimentos em sua forma mais natural possível é ter a certeza de estar fazendo a sua parte para cuidar da natureza. Além, é claro, de ser a melhor forma de manter a sua saúde em dia.

     

    Dê preferência por alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos
  • Compre de pequenos produtores da sua região
  • Construa seu cardápio com base nos alimentos típicos de sua região
  • Tenha uma horta em casa. Mesmo quem mora em apartamento pode plantar temperos, frutas e salada em uma quantidade suficiente para o seu próprio consumo
  • Utilize os restos de alimentos como adubo para sua horta ou plantas
  •  

    Fonte: Portal Brasil, blog da Gisele Bündchen, SOS Mata Atlântica, Revista Galileu, Ministério do Meio Ambiente.

     

    Buscar nosso site

    Carrinho de compras

    ✔️ Produto adicionado com sucesso.