Aterosclerose: o que é, sintomas, como prevenir e tratamento

Aterosclerose: o que é, sintomas, como prevenir e tratamento

Escrito por Mariana Kamimura e revisado por Barbara Vaz.

A aterosclerose é uma inflamação causada devido ao acúmulo de depósitos de gordura nas paredes das artérias. Ocorre o estreitamento das artérias ocasionando, assim, a restrição do fluxo sanguíneo para o coração e outras partes do corpo, tendo como possíveis consequências o surgimento de doenças cardiovasculares. 

Considerada a principal causa subjacente de doenças cardíacas, é uma doença inflamatória crônica com vários fatores de risco.

 Dentre os fatores que ajudam na predisposição a esse quadro estão: colesterol alto, sedentarismo, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, obesidade, dentre outros.

Evolução da doença

A aterosclerose é uma doença onde a evolução muitas vezes é silenciosa, tornando-se bem perigosa devido ao fato de diagnosticar tardiamente quando o indivíduo já está tendo infarto, derrame ou até mesmo morte súbita. Quando apresentam sintomas, podem variar de cãibras, dor no peito, falta de ar, sudorese e arritmia cardíaca. 

Tratamento

O tratamento medicamentoso é essencial para os casos onde a aterosclerose acomete o coração ou outros órgãos vitais mas a prevenção é o principal tratamento. Para a prevenção da aterosclerose é muito importante que o indivíduo fumante pare de fumar, o exercício físico é primordial nessas circunstâncias, o tratamento da obesidade e da diabetes e a mudança de hábitos de vida são essenciais.

Alimentos capazes de prevenir aterosclerose

 Existem alguns alimentos que auxiliam a ter uma alimentação equilibrada e saudável e, ainda, auxiliam a prevenir a aterosclerose, juntamente com toda a mudança de estilo de vida, atentando-se que um alimento isolado não faz milagre, é preciso de um conjunto de hábitos para tudo funcionar!

 Feijão

O feijão é um alimento rico em fibras e auxilia na redução dos níveis do colesterol LDL, o que é de grande importância para a prevenção da aterosclerose.

Um estudo mostrou que, além de ajudar no controle do colesterol, ainda podem reduzir a pressão arterial, melhorar a função arterial e diminuir o risco para desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2.

Peixe

O peixe é um alimento rico em ômega-3, composto que ajuda a reduzir o risco de aterosclerose e auxilia na saúde cardiovascular. Alguns estudos mostraram que o ômega 3 é capaz de reduzir a expressão de moléculas de adesão celular, que são proteínas que permitem que as células se colem umas às outras e então acabam se aderindo à parede da artéria formando as placas.

Além disso, o consumo de peixe tem sido associado a um risco reduzido de aterosclerose, um estudo com 961 pessoas comparou participantes que comeram menos de uma porção de peixe por semana com aqueles que comeram duas ou mais porções e notaram que a população que comeu 2 ou mais tiveram um risco reduzido para desenvolvimento de aterosclerose.

Tomate

O tomate é rico em carotenóides, entre eles o licopeno que ajuda a reduzir a inflamação, aumentar o colesterol HDL e reduzir o risco de doenças cardíacas, além de outros benefícios impressionantes para a saúde.

Curiosamente, a combinação de tomate cozido com azeite de oliva pode oferecer a maior proteção contra artérias obstruídas. Um estudo com 40 pessoas mostrou que  comer molho de tomate com azeite de oliva teve o maior efeito na redução de moléculas de adesão e proteínas inflamatórias, em comparação com tomates crus e molho de tomate puro. 

No entanto, todas as preparações de tomate aumentam o colesterol HDL (bom) e reduziram o colesterol total, mostrando que tanto o tomate cozido, quanto cru trazem benefícios à saúde.

Cebola

As cebolas fazem parte do gênero Allium e estão associadas a uma série de benefícios à saúde. Uma pesquisa mostrou que uma dieta rica nesses vegetais pode proteger as artérias. Um estudo de 15 anos que acompanhou 1.226 mulheres com 70 anos ou mais descobriu que uma maior ingestão de vegetais Allium, como cebolas, estava associada a um menor risco de morte relacionada a doenças causadas pela aterosclerose. 

As cebolas contêm compostos de enxofre que os cientistas acreditam que podem ajudar a prevenir a inflamação dos vasos sanguíneos, inibir a aglomeração de plaquetas no sangue e aumentar a disponibilidade de óxido nítrico. Todos esses efeitos podem ajudar a proteger contra a aterosclerose e melhorar a saúde das partes internas das artérias.

Frutas cítricas

As frutas cítricas são deliciosas e fornecem uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes, incluindo flavonoides.

Os flavonoides cítricos podem diminuir a inflamação e ajudar a prevenir que os radicais livres no corpo oxidem o colesterol LDL. O LDL oxidado está associado ao desenvolvimento e progressão da aterosclerose.

Pode ser por isso que o consumo de frutas cítricas está associado a um risco reduzido de doenças cardíacas e derrame, duas condições ligadas à aterosclerose.

Vegetais

Adicionar vegetais crucíferos como brócolis, repolho e couve-flor à sua dieta pode ajudar a reduzir suas chances de desenvolver aterosclerose.

Estudos mostram que comer vegetais crucíferos está associado a uma diminuição do risco de aterosclerose. Um estudo com 1.500 mulheres descobriu que comer vegetais crucíferos estava associado a menor espessura da carótida. Os profissionais de saúde usam essa medida para avaliar o risco de uma pessoa ter doenças relacionadas à aterosclerose.

A pesquisa também relacionou a ingestão de vegetais crucíferos à redução da calcificação arterial e ao risco de morte causado por doenças relacionadas à aterosclerose. A calcificação arterial leva ao endurecimento das artérias e a aterosclerose.

Beterraba

A beterraba é uma fonte rica de nitratos, compostos que o corpo converte em óxido nítrico, uma molécula sinalizadora que desempenha muitas funções essenciais em seu corpo.

A inflamação nos vasos sanguíneos leva à diminuição da produção de óxido nítrico. Comer alimentos como beterrabas que são ricas em nitratos dietéticos pode ajudar a melhorar a função dos vasos sanguíneos e diminuir a inflamação, o que pode ajudar a prevenir a aterosclerose. 

Um estudo mostrou uma associação entre a ingestão de nitrato na dieta e um risco reduzido de morte relacionada à aterosclerose.

Aveia

A aveia é uma excelente escolha para quem tem aterosclerose ou está tentando prevenir o entupimento das artérias. Comer aveia pode ajudar a reduzir significativamente os fatores de risco da aterosclerose, incluindo altos níveis de colesterol total e LDL.

A aveia também contém antioxidantes chamados avenantramidas, que podem ajudar a inibir proteínas inflamatórias chamadas citocinas, bem como moléculas de adesão.

Consumir farelo de aveia, que é rico em fibras , também pode ser útil. Um estudo com 716 pessoas com doença arterial coronariana descobriu que aqueles que consumiam fibra de aveia regularmente tinham níveis mais baixos de colesterol LDL e marcadores inflamatórios do que aqueles que não ingeriam fibra de aveia, diminuindo então o risco de ter aterosclerose.

Nozes e sementes

Nozes e sementes são excelentes fontes de proteínas, fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Uma pesquisa mostrou consistentemente que a ingestão de nozes e sementes pode melhorar significativamente os fatores de risco da aterosclerose. Por exemplo, comer nozes e sementes pode reduzir o colesterol LDL e a pressão arterial e pode ajudar a aumentar o colesterol HDL.

Outra pesquisa também mostrou que comer nozes e sementes reduz os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a proteger contra o diabetes, um conhecido fator de risco para a aterosclerose. Além disso, comer nozes e sementes pode ajudar a melhorar a função dos vasos sanguíneos e proteger contra doenças cardíacas.

Verduras

As folhas verdes, incluindo alface, couve, rúcula, acelga e espinafre oferecem uma abundância de nutrientes que podem ajudar a proteger contra a aterosclerose.

Os vegetais de folhas verdes são uma boa fonte de nitratos na dieta, que podem ajudar a melhorar a função dos vasos sanguíneos e reduzir a inflamação. Além disso, são cheios de potássio, mineral que ajuda a prevenir a calcificação vascular.

Ademais, vários estudos mostraram que comer vegetais de folhas verdes é uma excelente maneira de reduzir o risco de doenças cardíacas. Uma revisão de oito estudos descobriu que o consumo de vegetais com folhas verdes foi associado a uma redução significativa do risco de doenças cardíacas em até 15,8% .

A dieta mediterrânea é caracterizada por ser rica em vegetais fibrosos, feijão e azeite. Há muito tempo é associada à melhora da saúde cardíaca.

Azeite

O azeite pode ajudar a reduzir o risco de aterosclerose. Um estudo de 4 meses em 82 pessoas com aterosclerose precoce descobriu que a ingestão diária de 30 mL de azeite de oliva melhorou significativamente a função dos vasos sanguíneos dos participantes e reduziu os marcadores inflamatórios.

Uma revisão de 2018 também concluiu que o consumo de azeite de oliva está associado à redução dos marcadores inflamatórios relacionados à aterosclerose e à diminuição do risco de doenças cardíacas e complicações.

Os cientistas atribuem a capacidade do azeite de aumentar a saúde do coração e dos vasos sanguíneos devido ao seu alto teor de compostos polifenóis.

Resumindo

O maior tipo de prevenção para a aterosclerose é a mudança de hábitos de vida, o exercício físico juntamente com uma alimentação equilibrada e saudável é de suma importância. Alimentos ricos em nitratos, flavonóides, carotenóides são aliados na prevenção desse quadro. 

Lembrando que os alimentos não devem ser consumidos de forma isolada, para que se tornem benefícios é preciso estarem atrelados com exercício físico, um boa noite de sono, vida sem tabagismo e prevenção para o não desenvolvimento de doenças crônicas.

Referências:

Aterosclerose. Hospital Israelita Albert Einstein,  https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/doencas-sintomas/aterosclerose. Acessado em 26 de setembro de 2022.

Bazzano LA, Thompson AM, Tees MT, Nguyen CH, Winham DM. Non-soy legume consumption lowers cholesterol levels: a meta-analysis of randomized controlled trials.

Becerra-Tomás N, Díaz-López A, Rosique-Esteban N, et al. Legume consumption is inversely associated with type 2 diabetes incidence in adults.

Buscemi S, Nicolucci A, Lucisano G, et al. Habitual fish intake and clinically silent carotid atherosclerosis.

Conti P, Shaik-Dasthagirisaeb Y. Atherosclerosis: a chronic inflammatory disease mediated by mast cells.

Cuevas-Ramos D, Almeda-Valdés P, Chávez-Manzanera E, et al. Effect of tomato consumption on high-density lipoprotein cholesterol level.

Khodabandehlou K, Masehi-Lano JJ, Poon C, Wang J, Chung EJ. Targeting cell adhesion molecules with nanoparticles using in vivo and flow-based in vitro models of atherosclerosis.

O que é aterosclerose: tratamento, causas, sintomas e prevenção. Veja Saúde, https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-aterosclerose-tratamento-causas-sintomas-e-prevencao/. Acessado em 26 de setembro de 2022.

Paulo MC, Andrade AM, Andrade ML, et al. Influence of n-3 polyunsaturated fatty acids on soluble cellular adhesion molecules as biomarkers of cardiovascular risk in young healthy subjects

Rubio-Guerra AF, Vargas-Robles H, Serrano AM, Lozano-Nuevo JJ, Escalante-Acosta BA. Correlation between the levels of circulating adhesion molecules.

Soliman GA. Dietary Fiber, Atherosclerosis, and Cardiovascular Disease.

Yoo HJ, Choi KM. Adipokines as a novel link between obesity and atherosclerosis.

Zhang Z, Lanza E, Kris-Etherton PM, et al. A high legume low glycemic index diet improves serum lipid profiles in men.

Zahradka P, Wright B, Weighell W, et al. Daily non-soy legume consumption reverses vascular impairment due to peripheral arterydisease.

Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.