Alimentação saudável para o verão: 3 super dicas

Alimentação saudável para o verão: 3 super dicas

Escrito por Carolina Bove e Revisado por Barbara Vaz.


O verão, uma das estações do ano mais esperadas pelos brasileiros, é bem caracterizado por altas temperaturas, o que requer alguns cuidados relacionados à alimentação. 


Hidratação é essencial

Um ponto de extrema importância é a hidratação, já que nesse período devido ao aumento da transpiração nossa perda de água corporal é maior. A recomendação diária deve ser de mais ou menos 35 ml por quilo de peso. Invista também em outras maneiras de se manter hidratado, como Kombuchas, água de coco e água aromatizada.


Quanto menos processado, melhor!

Priorize alimentos in natura ou minimamente processados na sua alimentação, esse é o momento para aumentar seu consumo de frutas e hortaliças cruas, que também auxiliarão no frescor. Algumas frutas dessa safra também são ricas em água, otimizando mais ainda sua hidratação: melão, melancia, abacaxi, pêssego e uva. Não deixe de inseri-las na sua alimentação. 

Na praia ou interior, opte por snacks mais leves: sanduíche natural feito em casa, palitinho de legumes (cenoura, pepino, aipo), frutas variadas e milho por exemplo.

Uma salada variada com folhas, legumes (abobrinha, palmito, beringela, tomate, cenoura, cebola.), carboidratos complexos (batata doce, abóbora, aipim, arroz integral) e alguma proteína (vegetal ou animal) além de um molho caseiro refrescante pode ser uma ótima opção para seu almoço.

 

Fuja de frituras

Evite frituras e alimentos extremamente gordurosos. Sua ingestão de gorduras deve vir de alimentos naturais como o coco, abacate, castanhas e sementes capazes de te garantir saciedade além de bons nutrientes. 



Referências

J. Davis. Coping with extremes: convergences of habitat use, territoriality, and diet in summer but divergences in winter between two sympatric snow finches on the Qinghai-Tibet Plateau; Integral Zool. 2020.

T. Sane. Water in summer hit, but how much?; Duodecim. 2011.

Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.