Puro Verde responde: gestante pode tomar Kombuchas?

Qualidade de vida -

Puro Verde responde: gestante pode tomar Kombuchas?

Escrito por Gabriela Ghilardi e Revisado por Barbara Vaz.


Embora a Kombucha ofereça diversos benefícios à saúde, a gestação é um período que necessita maior cautela para garantir segurança para a mãe e para o desenvolvimento do feto, sendo assim, alguns pontos devem ser levados em consideração ao escolher a ingestão de alimentos e bebidas durante esse período. 

A kombucha é vendida comercialmente como uma bebida “não alcoólica”, mas o processo de fermentação resulta na produção de álcool, mesmo que em pequenas quantidades (menor que 0,5%). 


A recomendação dos pediatras

A recomendação é que, durante a gestação, a gestante não deve ingerir nenhum tipo de álcool, pois ainda não há uma quantidade segura em qualquer período da gravidez. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta que o consumo de álcool durante a gestação pode levar a deficiências físicas e distúrbios de neurodesenvolvimento.

As Kombuchas são diferentes entre si em níveis de açúcar, ácidos e álcool pois depende dos ingredientes e tempo de fermentação. Apesar de naturais, o consumo de infusões (chás) e especiarias é restrito durante a gestação para maior segurança da mãe e da criança.

Além disso, a base da Kombucha é tradicionalmente feita com chá verde ou preto, que contêm cafeína. A cafeína é um estimulante e pode atravessar a placenta e entrar na corrente sanguínea do bebê. 

Alguns estudos mostram que em quantidades pequenas, a cafeína pode ser segura durante a gestação sem ter efeito prejudicial para o feto, no entanto, a quantidade de cafeína presente na Kombucha pode variar o que dificulta saber a quantidade exata.

Portanto a Kombucha durante a gravidez pode não ser a escolha mais segura devido ao teor de álcool, cafeína e propriedades dos chás, que ainda pouco se sabe sobre os efeitos que podem ser desencadeados.




Referências

Börder LMS. Fatores de risco relacionados aos efeitos do álcool na gestação, no feto e no recém-nascido. In Segre CAM (coord). Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recémnascido. São Paulo: SPSP;2017. 

Centers for Disease Control and Prevention. Fetal alcohol spectrum disorders. CDC;2018. 3 - Grinfeld H, Mariani Neto C. Efeitos do álcool na gestante. In Segre CAM (coord). Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido. São Paulo: SPSP;2017. 

Fourre, Taylor, and Kyle Salverda. "Kombucha: Is Consumption Safe for Everyone?." (2020).

Gupta KK, Gupta VK, Shirasaka T. An update on fetal alcohol syndrome - Pathogenesis, risks, and treatment. Alcohol Clin Exp Res. 2016;40(8):1594-602.