Kombuchas caseiras x kombuchas Puro Verde: por que optar pelas prontas para consumo?

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Kombuchas caseiras x kombuchas Puro Verde: por que optar pelas prontas para consumo?

 Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara Vaz


As Kombuchas têm ganhado cada vez mais popularidade, seu sabor refrescante vêm conquistando corações, além de ser uma excelente substituta dos refrigerantes. 

 

A crescente busca pelo seu consumo popularizou as comunidades e grupos de cultivo de Kombuchas caseiras, mas essa produção requer muito cuidado e pode trazer riscos à saúde se preparado e consumido de forma incorreta. 

  

Quais os riscos de consumir Kombuchas caseiras?

A Kombucha é obtida a partir da fermentação de chá verde ou preto, açúcar e um grupo de bactérias e microrganismos benéficos para nossa saúde. Esse processo leva geralmente de 7 a 14 dias. 

 

Isto quer dizer que essa colônia de bactérias consideradas probióticas irá se desenvolver no líquido que se tornará a bebida final, mas, se o preparo for inadequado, a bebida poderá conter bactérias ou fungos nocivos à saúde

 

Desta forma é recomendado a ingestão de Kombuchas prontas para o consumo, que possuem um cultivo seguro, como as fabricadas pela Puro Verde.

 

3 vantagens de consumir a Kombucha Puro Verde

- As Kombuchas da Puro Verde são feitas com chá verde orgânico, um alimento com  propriedade anti-inflamatória e antioxidante;

 

- Possibilidade de saber a quantidade de açúcar presente na bebida. Isso porque lgumas Kombuchas caseiras encontradas por aí possuem açúcar adicionado, isto é, depois de prontas é adicionado mais açúcar para a bebida ficar mais palatável aos consumidores;

 

- Seus sabores são um combinado de frutas, especiariasvegetais capazes de auxiliar na imunidade, produtividade e melhora do sono.



 

Referências:

Derived from White, Green, Black and Red Tea. Antioxidants (Basel, Switzerland), 9(5), 447. https://doi.org/10.3390/antiox9050447

Leal, JM. Suárez, LV. Jayabalan, R. Oros, JH. Escalante-Aburto, A . A review on health benefits of kombucha nutritional compounds and metabolites, CyTA - Journal of Food, 2018, 16:1, 390-399.

Jakubczyk, K., Kałduńska, J., Kochman, J., & Janda, K. (2020). Chemical Profile and Antioxidant Activity of the Kombucha Beverage 

 Sreeramulu, G., Zhu, Y., & Knol, W. (2000). Kombucha fermentation and its antimicrobial activity. Journal of agricultural and food chemistry, 48(6), 2589–2594. https://doi.org/10.1021/jf991333m 

Villarreal-Soto, S. A., Beaufort, S., Bouajila, J., Souchard, J. P., & Taillandier, P. (2018). Understanding Kombucha Tea Fermentation: A Review. Journal of food science, 83(3), 580–588. https://doi.org/10.1111/1750-3841.14068