Desde ação antioxidante até proteção ao fígado, os benefícios da Kombucha são muitos!

saúde intestinal -

Desde ação antioxidante até proteção ao fígado, os benefícios da Kombucha são muitos!

Escrito por Carolina Boce e revisado por Barbara Vaz.

Nesse blog muito falamos sobre os benefícios do kombucha para uma microbiota saudável, já que ele é rico em probióticos - bactérias vivas - capazes de garantir um bom funcionamento do intestino.

Mas, ampliando seus benefícios, sabemos a correlação do intestino com o bom funcionamento do corpo como um todo. Equilibrando adequadamente a microbiota intestinal, garantimos um equilíbrio das bactérias firmicutes e bacterioidetes relacionadas à obesidade e muito comuns em um intestino desregulado.

O estímulo da digestão pelo pH ácido da kombucha (similar ao ácido clorídrico do nosso estômago) facilita a degradação dos alimentos e estimula enzimas digestivas, evitando sensação de empachamento e distensão abdominal.

A imunidade é 100% relacionada à nossa saúde intestinal, então qualquer alimento que seja interessante para o nosso intestino estará beneficiando nosso sistema imunológico também.

É também no intestino que temos a produção dos precursores de serotonina (hormônio da felicidade). Um indivíduo com uma microbiota saudável tem menor chances de ficar deprimido e se estressar. Como a via de síntese de serotonina é a mesma para a de melatonina (hormônio do sono), um bom funcionamento intestinal também garante noites bem dormidas.

Com uma boa variedade bacteriana, diminuem também as chances de infecções urinárias, já que a Escherichia coli, responsável pela infecção, se multiplica em um ambiente de disbiose.




Referências

Gut Microbiota and Obesity: A Role for Probiotics. Nutrients. 2019.

The Relationship Between the Serotonin Metabolism, Gut-Microbiota and the Gut-Brain Axis. Curr Drug Metab. 2019.