A kombucha faz bem ou faz mal? Saiba tudo sobre os perigos dessa bebida fermentada agora!

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A kombucha faz bem ou faz mal? Saiba tudo sobre os perigos dessa bebida fermentada agora!

Escrito por Carolina Bove e revisado por Barbara Vaz.

Hoje já é comprovado os inúmeros benefícios da bebida fermentada - Kombucha. Sua ação antioxidante, digestiva, imunológica e intestinal é muito comentada. Mas é preciso se atentar a alguns detalhes, principalmente, relacionados à sua produção para que não haja problema no consumo.

É importante salientar que a Puro Verde possui um controle de qualidade extremamente rigoroso para que o tempo, insumos e armazenamentos sejam feitos da melhor forma.

 

É seguro tomar Kombucha?

Sim. Existem algumas bactérias encontradas que podem trazer malefícios aos seres humanos. 

Mas a boa notícia é que com a produção do ácido acético (produto da fermentação do scooby) o pH é muito baixo, impedindo que essas bactérias tóxicas sobrevivam e se proliferem. Nesse caso é necessário checar o pH do seu chá, processo realizado diariamente na produção da Puro Verde.

Outro motivo para atenção é analisar se o scooby está mofado. Esse processo acontece se o pH do líquido utilizado para produção do kombucha está muito alto ou se há risco de contaminação no local da produção. Por isso não é tão simples a produção caseira, já que depende de várias variáveis.

Um ambiente altamente higienizado é fundamental para que a fermentação ocorra corretamente e sem aparecimento de mofo. É necessário higienizar muito bem todos os utensílios utilizados, isso inclui o utilizado para fazer, transferir e preparar o chá. 

Além disso, o recipiente de fermentação deve estar sempre coberto para evitar o aparecimento de pragas e insetos.

 

Quantos ml de Kobucha uma pessoa pode tomar ao dia?

É aconselhável o consumo de uma garrafa de kombucha Puro Verde ao dia, não ultrapassar muito as quantidades para não sofrer com efeitos adversos: dor de cabeça, diarreias, gases.




Referência

Kombucha, the fermented tea: microbiology, composition, and claimed health effects. J Food Prot. 2000.