Kombuchas: porque estão fazendo sucesso no Brasil?

Nutrição -

Kombuchas: porque estão fazendo sucesso no Brasil?

Escrito por Carolina Bove e revisado por Barbara Vaz.


Nos últimos anos, o número de pessoas preocupadas com saúde aumentou e sendo a alimentação um importante pilar para esse controle, a funcionalidade e os benefícios dos alimentos se tornaram prioridades. 


Alimentos funcionais são aqueles que fornecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas, como fonte de macronutrientes (proteína, carboidrato e lipídio), também fornecem benefícios à saúde reduzindo o risco de doenças crônicas e degenerativas.


Com o estilo de vida ocidental (rico em gordura, açúcar e industrializados e baixo em frutas, verduras e legumes), vêm tornando-se comum o aumento de doenças inflamatórias intestinais decorrentes de uma baixa diversidade microbiana no trato gastrointestinal. 


A kombucha, bebida derivada da fermentação de chás e pode ser um grande aliado na saúde intestinal, já que é rico em probióticos - microrganismos vivos benéficos à saúde humana.


Além disso, a bebida fermentada possui compostos antioxidantes capazes também de proteger as células sadias do organismo contra a ação de radicais livres. 


Sendo assim, além de ser uma bebida gaseificada, muitas vezes usada como substituto de refrigerantes altamente açucarados, a kombucha tem também característica funcional, um dos motivos que tem atraído cada vez mais consumidores. 


Referências

Dimidi. Fermented Foods: Definitions and Characteristics, Impact on the Gut Microbiota and Effects on Gastrointestinal Health and Disease; Nutrients, 5 Aug 2019.

Kapp. Kombucha: a systematic review of the empirical evidence of human health benefit; Ann Epidemiol. 2019 Feb.