DÚVIDAS FREQUENTES (FAQ)

O que é kombucha?

A Kombucha é uma bebida viva probiótica! É um chá fermentado por uma colônia de bactérias e leveduras que se unem para gerar uma bebida maravilhosa. Em seu processo de fermentação ela fica levemente gaseificada e libera muitas vitaminas e enzimas benéficas ao nosso organismo.

Kombucha: para que serve?

É uma bebida que auxilia na melhora do sistema imunológico.

Kombucha é bom pra que?

A Kombucha é excelente para o bom funcionamento do corpo. Ela tem propriedades, como ácidos orgânicos e probióticos, que trazem maior saudabilidade.

Benefícios da Kombucha

Kombucha é uma bebida à base de chá, naturalmente fermentada e gaseificada, que trás diversos benefícios para o corpo como: ação antioxidante; melhora na imunidade; e melhora na digestão.

Por que eu deveria tomar kombucha no meu dia-a-dia?

Porque a Kombucha possui substâncias benéficas à saúde, que auxiliam na manutenção de um estilo de vida saudável. Contém vitaminas, minerais, enzimas e ácidos orgânicos que auxiliam na detoxificação do corpo. Dentre alguns benefícios do consumo da Kombucha estão os combates aos radicais livres, às viroses, às alergias, às inflamações, às úlceras e às doenças cardiovasculares; a manutenção do peso saudável e da saúde intestinal; além de ser uma grande aliada na redução do consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes artificiais.

Crianças e gestantes podem tomar Kombucha?

Orientamos que as gestantes e as crianças busquem orientação com um profissional nutricionista ou médico, para entenderem melhor como e quando será possível inserir a bebida no dia a dia.

Quem amamenta pode consumir kombucha?

Pode, com recomendação médica!

Quem não pode tomar Kombucha?

Não vemos uma restrição no consumo da Kombucha, mas sempre indicamos consultar o seu médico.

Quem tem pressão alta pode tomar Kombucha?

Sim, porém sempre recomendamos consultar um médico.

Qual é o melhor horário para tomar a Kombucha?

A Kombucha é uma bebida versátil. Pode ser consumida em vários momentos do seu dia. Quando ingerida após as principais refeições, auxilia no processo digestivo. Durante a tarde ou no início do dia, é recomendado que você beba em jejum. Mas lembre-se: cuide da sua hidratação. A Kombucha não substitui a água, e seus efeitos desintoxicantes podem ser potencializados com uma hidratação correta.

De onde vem o Kombucha?

Não sabemos ao certo mas dizem que veio da China, há cerca de 3.000 anos atrás.

Como a kombucha é produzida?

A Kombucha é feita a partir do chá adoçado com açúcar es fermentado por uma colônia de bactérias e leveduras, conhecida como “Scoby”. O açúcar funciona como alimento para os microorganismos, fazendo eles se multiplicarem e produzirem diversas substâncias do bem. Aqui na Puro Verde, utilizamos o melhor chá verde orgânico para garantir uma base incrível.

O que é scooby?

Scoby é a cultura simbiótica de bactérias e leveduras, responsável pelo processo de fermentação natural da Kombucha. Nossa mãe “Scoby” foi trazida da China, e se mantém a mesma desde o início de nosso processo.

O que fazer com o Scoby do Kombucha?

Scooby ou cultura Kombucha é bem versátil, podendo ser usado para fazer a Kombucha e bebidas fermentadas à base de Kombucha, para a gastronomia, para a moda, entre outros.

Scoby de Kombucha: onde comprar?

Você consegue achar online, em marketplaces (como o Mercado Livre), e também de forma física com alguns fabricantes.

Quanto custa uma Kombucha?

Varia de R$11,99 até R$17,00.

Kombucha: onde comprar

St. Marche; Mambo; Casa Sta. Luzia; Pomar da Vila; Vila das Frutas; Frutaria São Paulo; Empório Frutaria; entre outros.

Por que escolher a Puro Verde?

A Puro Verde acredita que Kombucha é realmente “A BEBIDA”! Além das nossas Kombuchas serem saborosas, temos controle total dos parâmetros de produção (brix, pH, acidez volátil, graduação alcóolica), a fim de garantir qualidade e segurança.

Kombucha: cuidados e onde deixar

O ideal é deixar longe do sol, em temperatura ambiente. Armazene em recipiente de vidro.

Como armazenar a kombucha corretamente?

Mantenha a sua kombucha refrigerada na geladeira. Quando for aberta, consumir em até 2 dias.

Deixei minha Kombucha fora da geladeira por algumas horas, e agora?

Calma! Agora é só colocá-la na geladeira. Assim, a sua Kombucha Puro Verde estabiliza e pode ser tomada normalmente. Não deixe fora da geladeira por um período maior que 12 horas e garanta a qualidade desta bebida que é pura vida.

Quando a Kombucha está contaminada?

É possível notar os fungos criados, quando existentes.

Qual a quantidade de Kombucha que eu posso beber por dia?

Não existe uma quantidade ideal de Kombucha para ser tomada ao dia. Para quem está consumindo a bebida pela primeira vez, comece com uma quantidade equivalente à meia garrafa, verifique como o seu corpo reage e, aos poucos, aumente para uma garrafa inteira.

Kombucha possui cafeína?

Sim, a nossa Kombucha é feita a partir do chá verde ou chá mate. Essas plantas possuem naturalmente cafeína em sua composição.

Quanto tempo a Kombucha fermenta?

Depende, mas a média é de 7 a 10 dias.

A Kombucha é uma bebida alcoólica?

Não. A Kombucha possui um residual alcoólico gerado no processo natural de fermentação pelas bactérias e leveduras. Porém, este residual é muito baixo quando comparado com qualquer bebida alcoólica.

Qual o teor alcoólico do Kombucha?

Por legislação, um produto fermentado não alcoólico pode conter traços de até 0,5%.

Tem açúcar na Kombucha?

O açúcar utilizado na Kombucha é, justamente, o alimento das bactérias e leveduras que vão produzi-la. É através deste processo, que surge uma bebida levemente carbonatada, rica em vitaminas, minerais, enzimas e ácidos orgânicos tão benéficos ao nosso organismo.

Qual açúcar usar no Kombucha?

Açúcar cristal orgânico.

Quanto tempo posso guardar a Kombucha?

A validade da bebida gira em torno de 6 meses. Após esse período vira vinagre.

Minha Kombucha apresentou um residual sólido. É normal?

Estes resíduos sólidos são as bactérias e leveduras, o nosso SCOBY. Deve-se, inclusive, tomá-lo junto.

As Kombuchas da Puro Verde são orgânicas?

Sim! Nossas Kombuchas são orgânicas e possuem o selo que garantem essa qualidade. Acreditamos que o alimento isento de agrotóxicos e resíduos químicos é o ideal do ponto de vista da saúde e para os benefícios dos nossos produtos.

Kombucha e Kefir, qual é a diferença?

Tanto a Kombucha quanto o Kefir são bebidas naturalmente fermentadas. Mas há algumas diferenças: modo de preparo, período de fermentação, sabor, cultivo, textura e consistência, e forma de consumo. A Kombucha é feita a partir do chá preto, branco ou verde e o Kefir é produzido a partir do leite ou água, ambos com adição de açúcar. A fermentação da Kombucha leva em torno de 7 a 25 dias. Já o Kefir demora em média 48 horas. A Kombucha pode ser consumida pura, e o Kefir geralmente é indicado junto com vitaminas ou na forma de iogurte. Tanto a Kombucha quanto o Kefir oferecem benefícios à saúde intestinal e contam com vitaminas, minerais e ácidos orgânicos benéficos ao organismo.

O que fazer com o vinagre de Kombucha?

Você pode utilizar no consumo diário, em saladas; shot's funcionais; entre outras receitas.

Quando adicionar suco Kombucha?

Na 2º fermentação, onde costuma-se fazer o processo de gaseificação + saborização.

Qual o sabor do Kombucha?

Você pode optar pelo sabor que quiser!