Hibisco: Para que serve, benefícios e como fazer o chá

Hibisco: Para que serve, benefícios e como fazer o chá

A planta Hibiscus syriacus L., popularmente conhecida como Hibisco, é um fitoterápico originário da África, pertencente à família das Malvacea que tem centenas de espécies. É utilizado mundialmente na gastronomia e pode ser consumido em forma de chás, por infusão de seu cálice ou cápsulas. 

Seu uso é descrito desde a Idade Média, sendo utilizado em decorações de pratos, confecção de produtos cosméticos, devido sua aparência rosada e seu aroma.

Suas flores são bem aromáticas - por isso, inclusive, ele é muito usado no preparo de óleos essenciais e em sessões de aromaterapia. Além de ter propriedades antioxidantes e diuréticas, o hibisco ajuda a manter o organismo em equilíbrio e pode ser incorporado à alimentação de diferentes formas.

Nos dias atuais, essa planta se tornou popularmente conhecida por suas propriedades antioxidantes e seus benefícios relacionados à saúde, principalmente, no processo de emagrecimento e auxilio na retenção de líquidos.

O hibisco é uma planta com propriedades medicinais e boa parte de seus benefícios ocorre por ser rico em antocianinas, um composto que garante a sua cor vermelha característica e que, por sua vez, proporciona grande potencial antioxidante.

Além dos fitoquímicos, o hibisco também é rico em vitaminas do complexo B, em especial B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina), vitamina C, vitamina A e minerais como cálcio, magnésio e ferro, que proporcionam diversos benefícios para a saúde, como ajudar a controlar a pressão arterial, efeito cardioprotetor e também, pode favorecer a perda de peso.

Quer aprender mais sobre essa planta? Nós preparamos uma matéria listando os principais benefícios do hibisco. Dá uma olhada!

1: Ação diurética

Um dos benefícios mais conhecidos do chá de hibisco é a ação diurética, diminuindo a retenção de líquidos e inchaço. Além disso, pode ser um aliado no processo de emagrecimento, devido a alta concentração de flavonoides, antocianinas e outros compostos fenólicos que contribuem para redução de adipogênese, prevenindo o acúmulo de gordura.

Alguns estudos demonstram que este processo consiste na maturação celular na qual as células pré-adipócitos se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no organismo. Os autores relatam que o consumo de hibisco atenua a hipertrofia de adipócitos através da inibição da acumulação de gotículas lipídicas; Isso é associado à inibição da diferenciação de adipócitos.

Os polifenóis como o derivado de ácido gálico, ácido clorogênico  ácido cafeico e quercetina demonstraram ser efetivos na redução da obesidade e dos distúrbios relacionados, diminuindo o peso corporal e os níveis hormonais relacionados à obesidade

 2- Efeito Cardioprotetor e pressão arterial

A planta possui efeito cardioprotetor e vasodilatador, devido a presença de flavonoides e ácidos orgânicos, que ajudam a aumentar os níveis plasmáticos da lipoproteína de alta densidade (HDL-C) e diminuir a concentração da lipoproteína de baixa densidade (LDL-C). Além de contribuir para o controle do colesterol e diminuir os níveis de triglicerídeos, o hibisco também ajuda a diminuir a pressão arterial.

O consumo regular do hibisco tem sido associado à prevenção de doenças cardiovasculares e influência favorável no perfil lipídico, incluindo a redução do colesterol sanguíneo total, do LDLC e triglicérides, bem como o aumento dos níveis de HDL-C no sangue. Além do consumo regular também estar associado a reduzir a pressão arterial em adultos com hipertensão e diabetes tipo II

3- Propriedades antioxidantes

O hibisco possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido ao fato de ser rico em polifenóis, principalmente antocianinas e quercetina, que inibem o estresse oxidativo e evitam a formação dos radicais livres, que em excesso causam danos às nossas células.

Os polifenóis presentes no hibisco também podem impedir a hiperglicemia e hiperlipidemia.

 Assim, o hibisco contribui para prevenção do envelhecimento precoce e surgimento de doenças crônicas, incluindo o câncer.

4-  Efeito hepatoprotetor

Seu efeito hepatoprotetor ocorre devido a sua atividade antioxidante que reduz o dano celular causado pelo estresse oxidativo. Foi observado um aumento na atividade das enzimas superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT), glutationa peroxidase (GPx) e delta-aminolevulinato desidratase (d-ALA-D) enquanto diminui a peroxidação lipídica em modelos induzidos ao dano hepático.

 Além de levar a diminuição das enzimas marcadoras hepáticas, como aspartato transaminase (AST), alanina transaminasa (ALT) e fosfatase alcalina (ALP).

5-  Propriedades antimicrobianas

O hibisco possui propriedades antimicrobianas e, de acordo com alguns estudos, é capaz de auxiliar no combate das bactérias Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae que são os principais microrganismos associados a infecções urinárias.

Além disso, também possui propriedades diuréticas, ajudando a aumentar a quantidade de urina produzida, favorecendo a eliminação dessas bactérias e prevenindo o surgimento de infecções recorrentes.

Como usar o hibisco?

O hibisco pode ser usado sob a forma de chá, cápsulas ou fazer parte da preparação de algumas receitas como no preparo de sucos, vitaminas, geleias e mousses - rendendo sobremesas bem saborosas e altamente benéficas.

É importante reforçar que o hibisco seja usado conforme orientação do médico, para evitar a interação com medicamentos e promover a diminuição do seu efeito.

Em relação às cápsulas, é importante ler o rótulo do suplemento antes de iniciar o uso, já que as doses podem variar de acordo com a concentração de hibisco do suplemento. No caso de pessoas com hipertensão ou diabéticas que estão fazendo uso de medicação, é aconselhável que o médico seja consultado antes de ser iniciado o consumo do hibisco, pois assim é possível prevenir hipoglicemia ou hipotensão.

O chá de hibisco é uma maneira prática e fácil de incluir antioxidantes em seu dia, sendo um grande aliado na hora de prevenir doenças e proporcionar bem-estar e qualidade de vida, associados a hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.

A melhor forma de preparo do chá é a infusão. Além do sabor único, esse chá é muito saudável e perfeito para tomar entre as principais refeições. Veja abaixo uma sugestão de receita para fazer:

Ingredientes

- 1 litro de água

- 3 col de sopa de hibiscos desidratados

- 1 pau de canela

- Suco de um limão

Modo de preparo

Aqueça a água junto com o pau de canela e após quase ferver, desligue o fogo e adicione o hibisco desidratado. Deixe repousar e abafe por 5 minutos. Coe e em seguida, adicione o suco de limão. O ideal é tomar puro, sem adoçar.

Mantenha, de preferência, em um recipiente de vidro ou cerâmica. Se preferir gelado, reserve na geladeira por no máximo 12h para não perder suas propriedades.

Podemos assim concluir que o consumo adequado desta planta traz benefícios para a saúde e controle de algumas comorbidades como obesidade, hipercolesterolemia, hipertensão e doenças cardiovasculares, porém é recomendado orientação do médico ou nutricionista diante seu uso e cautela, principalmente, por gestantes, lactantes e indivíduos com doenças cardíacas graves sendo necessário mais estudos sobre os seus benefícios e aos efeitos toxicológicos no organismo.

DICA: Outra maneira fácil e gostosa de incluir os benefícios do Hibisco em sua rotina, é com a Kombucha Puro Verde sabor Hibisco com abacaxi que fornece ação anti inflamatória, antioxidante, efeito diurético também irá auxiliar na saúde intestinal.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HONG-CHOU Chang et al. Hibiscus sabdariffa extract inhibits obesity and fat accumulation, and improves liver steatosis in humans. Food & Function - The Royal Society of Chemistry. 5. 4; 734-739, 2014

McKay DL, Chen CY, Saltzman E, Blumberg JB. Hibiscus sabdariffa L. tea (tisane) lowers blood pressure in prehypertensive and mildly hypertensive adults. J Nutr. 2010 Feb;140(2):298-303. doi: 10.3945/jn.109.115097. Epub 2009 Dec 16. PMID: 20018807.

Mozaffari-Khosravi H, Jalali-Khanabadi BA, Afkhami-Ardekani M, Fatehi F. Effects of sour tea (Hibiscus sabdariffa) on lipid profile and lipoproteins in patients with type II diabetes. J Altern Complement Med. 2009 Aug;15(8):899-903. doi: 10.1089/acm.2008.0540. PMID: 19678781.

Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.