Chá mate: para que serve, benefícios e como preparar

Chá mate: para que serve, benefícios e como preparar

Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara Vaz.

Apreciado por muitos brasileiros tanto quente como gelado, o chá mate é feito a partir da infusão da erva chamada cientificamente de Ilex paraguariensis, também conhecida como erva-mate. Uma planta nativa da América do Sul, sendo a região sul do Brasil um dos maiores produtores.

Há relatos de que sua história se dá pelo uso da erva-mate nas culturas indígenas dos indígenas guaranis, caingangue, guarani, aimará e quíchua. Hoje, a erva-mate é conhecida principalmente em duas formas principais.

A forma quente, chamada de Chimarrão, é consumida principalmente nos estados do sul do Brasil, no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia e no Chile.

E a forma gelada, nessa preparação a erva-mate é tostada e passa a ser chamada de Chá mate. Seu maior consumo se dá no sudeste do Brasil, sendo considerado patrimônio cultural da capital do estado do Rio de Janeiro.

Principais benefícios do chá mate

1: Rico em antioxidantes

O chá mate possui polifenóis, um dos maiores grupos de antioxidantes, substâncias que protegem as células de oxidação e auxiliam na prevenção de diversas doenças, como por exemplo o câncer. 

2: Efeito estimulante 

Devido a presença de cafeína no chá mate, mesmo que com um teor inferior a uma xícara de café, ela tem ação direta no cérebro diminuindo a sensação de cansaço e aumentando a energia, o que ajuda também a aumentar o rendimento mental, melhorando a concentração. 

Importante ter cuidado com seu horário de consumo, evitando após as 16h para não causar problemas de sono e insônia. 

3: Reduz o colesterol 

O chá mate possui substâncias chamadas: ácido nicotínico, ácido ursólico e saponinas, que possuem ação antioxidante que ajudam a baixar os níveis de colesterol ruim e triglicérides. Ainda, as saponinas diminuem a absorção de gordura dos alimentos, o que também pode contribuir para redução do colesterol. 

4: Ajuda no desempenho físico 

Para praticantes de exercício físico o chá mate pode ser um aliado na redução da inflamação muscular que o exercício causa, por ter efeito anti inflamatório ele ajuda na recuperação muscular e diminuição da dor pós treino. E assim como o café, pode ser usado antes dos treinos para ajudar a dar mais energia, já que possui efeito estimulante. 

5: Melhora do sistema imune 

O chá mate é rico em saponinas, que são compostos naturais com propriedades anti inflamatórias ajudando no combate e prevenção de infecções. Além disso, o chá mate é rico em vitamina C, selênio e zinco que fortalecem o sistema imunológico.  

6: Prevenção de doenças cardiovasculares 

Os antioxidantes, polifenóis, presentes no chá mate podem auxiliar na redução do colesterol, que por sua vez diminui o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, derrame ou infarto. 

7: Auxiliar no processo de emagrecimento 

A presença de cafeína no chá mate ajuda acelerar o metabolismo, por ter efeito termogênico, podendo ser um coadjuvante no processo de perda de gordura. Além disso, ele auxilia no aumento da saciedade. 

Atenção: O chá mate não é recomendado para crianças, gestantes, pessoas com ansiedade, insônia e problemas de pressão alta, devido seu alto teor de cafeína.

Como preparar o chá mate

  • Duas colheres de sopa da erva mate 
  • 1 litro de água filtrada 

Esquente a água até começar a fazer bolinhas. Desligue o fogo, coloque a erva mate e tampe a panela para a infusão. Espere 5 minutos. Coe e é só tomar a quantidade que desejar.

Dica: a Puro Verde possui uma kombucha chá mate e gengibre, feita com a erva mate e possui todos esses benefícios do chá mate em uma bebida rica em probióticos. Você pode encontrar os produtos aqui no nosso site ou nas principais lojas saudáveis da capital, na aba “Onde encontrar” que te direciona às lojas mais perto de você com as melhores kombuchas. 

  

Referências:

HECK, C. I.; DE MEJIA, E. G. Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): a comprehensive review on chemistry, health implications, and technological considerations. J Food Sci. 72. 9; R138-51, 2007

BURRIS, Kellie P. et al.. Composition and bioactive properties of Yerba Mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.): a review. Chilean Journal of Agricultural Research. Vol.2. 268-274, 2012

Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.