Chá mate: para que serve, benefícios e como preparar

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Chá mate: para que serve, benefícios e como preparar

Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara Vaz.

Apreciado por muitos brasileiros tanto quente como gelado, o chá mate é feito a partir da infusão da erva chamada cientificamente de Ilex paraguariensis, também conhecida como erva-mate. Uma planta nativa da América do Sul, sendo a região sul do Brasil um dos maiores produtores.

Há relatos de que sua história se dá pelo uso da erva-mate nas culturas indígenas dos indígenas guaranis, caingangue, guarani, aimará e quíchua. Hoje, a erva-mate é conhecida principalmente em duas formas principais.

A forma quente, chamada de Chimarrão, é consumida principalmente nos estados do sul do Brasil, no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia e no Chile.

E a forma gelada, nessa preparação a erva-mate é tostada e passa a ser chamada de Chá mate. Seu maior consumo se dá no sudeste do Brasil, sendo considerado patrimônio cultural da capital do estado do Rio de Janeiro.

 

Principais benefícios do chá mate

- Rica em antioxidantes e nutrientes;

- Aumenta a energia e o foco mental;

- Melhora o desempenho físico;

- Protege contra infecções;

- Ajuda a perder peso e gordura da barriga;

- Melhora o sistema imunológico;

- Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue;

- Pode diminuir o risco de doença cardíaca;

- Aumento do gasto energético, podendo auxiliar no processo de emagrecimento justamente por conta da propriedade diurética;

- Atuação na constipação (prisão de ventre) e outros problemas digestivos.

 

Como preparar o chá

Ingredientes:

- Duas colheres de sopa da erva mate;

- 1L de água.

Modo de preparo:

Esquente 1 litro de água até́ fazer bolinhas. Desligue o fogo, coloque duas colheres de sopa da erva e tampe a panela. Espere mais ou menos 10 minutos. Coe e tome a quantidade que desejar.

Por fim, vale ressaltar que o chá mate é contraindicado para crianças, grávidas e pessoas com insônia, nervosismo, distúrbios de ansiedade ou pressão alta, devido ao seu alto teor em cafeína.




Referências

KLEIN, G. A. Mate tea (Ilex paraguariensis) improves glycemic and lipid profiles of type 2 diabetes and pre-diabetes individuals: a pilot study. J Am Coll Nutr. 30. 5; 320-32, 2011

ALKHATIB, A. Yerba Maté (Illex Paraguariensis) ingestion augments fat oxidation and energy expenditure during exercise at various submaximal intensities. Nutr Metab (Lond). 11. 42; 2014

HECK, C. I.; DE MEJIA, E. G. Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): a comprehensive review on chemistry, health implications, and technological considerations. J Food Sci. 72. 9; R138-51, 2007.

BURRIS, Kellie P. et al.. Composition and bioactive properties of Yerba Mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.): a review. Chilean Journal of Agricultural Research. Vol.2. 268-274, 2012