Mito ou Verdade: Kombucha ajuda a combater a gastrite?

Mito ou Verdade: Kombucha ajuda a combater a gastrite?

Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara Vaz.


Já está mais do que comprovado que a Kombucha é uma das bebidas que traz mais benefícios para o estômago e o intestino, e o sistema digestivo como um todo. Essa bebida milenar atua combatendo bactérias maléficas e auxilia na regeneração da flora intestinal. 

Uma das principais queixas relacionadas ao estômago é a famosa Gastrite. Se você é uma dessas pessoas, a Kombucha pode lhe ajudar muito! 

Isso porque a colônia do Kombucha, conhecida como scooby, é ótima para combater a H. pylori, uma das bactérias causadoras da gastrite, que ocasionam os sintomas de dor e queimação. 

Alguns estudos avaliaram os benefícios do consumo de alimentos probióticos e relataram que o uso foi positivo, sendo um suporte adicional aos efeitos colaterais ocasionados pela bactéria H. pylori, porém, mais estudos são necessários para comprovar os seus reais benefícios.

Qual o modo mais seguro de consumir Kombucha?

É importante ressaltar que a opção mais segura de consumir a Kombucha é comprá-la pronta em lojas físicas ou virtuais. Isso porque, a produção da Kombucha envolve deixar as bactérias se desenvolverem em um líquido que, no final, você irá beber. Muitas dessas bactérias são consideradas probióticos, mas, se o preparo for inadequado, a bebida poderá conter bactérias ou fungos nocivos.

Pacientes que fizeram um tratamento prévio com iogurtes específicos puderam usar os benefícios do alimento como forma de suporte adicional aos efeitos colaterais do tratamento dessa bactéria. No entanto, mais estudos são necessários para comprovação dos resultados alcançados.

Atenção: como a kombucha é carbonatada, a ingestão exagerada pode causar inchaço e gases.

 

 

 

Referências

CENTER FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Unexplained Severe Illness Possibly Associated with Consumption of Kombucha Tea. Disponível em: <https://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/00039742.htm>. Acesso em 14 out 2020.

DUTTA Himjyoti et al. Kombucha drink: production, quality and safety aspects. Production and Management of Beverages. 1. 259-288, 2019.

KAPP Julie et al. Kombucha: a systematic review of the empirical evidence of human health benefit. Annals of Epidemiology. 30. 66-70, 2019.

Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.