Puro Verde responde: 9 perguntas sobre as Kombuchas

benefícios da kombucha, chá kombucha, dúvidas sobre kombuchas, fermentação, kefir e kombucha, kombucha, probiótico, scoby -

Puro Verde responde: 9 perguntas sobre as Kombuchas

Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara Vaz

 

1. É possível misturar com chá?

Sim, na verdade é super possível. Uma das melhores formas de consumir a Kombucha, inclusive, é fazendo uma mistura com chás gelados, frutas em pedaços e sucos naturais. Outra possibilidade de consumo é utilizar a kombucha como parte de um drink, podendo ele ser alcoólico ou não, fica uma delícia!

 

2. Como fazer Scoby da kombucha?

O termo Scoby significa “cultura simbiótica de bactérias e leveduras”. Por ser uma cultura de microrganismo, não é algo que possa ser feito em casa e sim doado ou comprado. É importante ressaltar o cuidado que deve ser tomado com o Scoby,  a fim de reduzir o risco de exposição a pesticidas e garantir a qualidade do produto.

 

3. Quanto posso tomar?

Não há um consenso quanto à recomendação de ingestão diária. Porém, devido a sua quantidade de benefícios seu consumo é cada vez mais apreciado. Vale lembrar que cada corpo é único e por isso, vá experimentando aos poucos e descobrindo todos os benefícios que ela pode te proporcionar. Caso precise de mais informações ou sinta desconforto, consulte um nutricionista ou um médico. 

 

4. É possível usar no cabelo? Quais benefícios?

Essa é uma pergunta super atual, apesar da pouca literatura encontrada, a Kombucha tem apresentado bons resultados de hidratação dos fios quando usada associada a uma máscara capilar.

 

5. Como armazenar?

Deve ser armazenada preferencialmente na geladeira!! Por ser uma bebida fermentada a Kombucha deve ser mantida a uma temperatura entre 4 a 8 graus.

 

6. É possível misturar com Kefir?

Não, por se tratar de duas bebidas fermentadas o uso delas de forma misturada não é recomendado. 

 

7. Como lavar?

O Scoby da Kombucha deve ser lavado em água corrente de forma delicada, porém o  enxágue regular pode acabar prejudicando a atividade biológica da colônia. 

 

8. É probiótica?

Sim, a Kombucha é uma bebida que chamamos de “viva”, isso porque sua fermentação é feita a partir de bactérias probióticas. 

 

9. Qual açúcar se usa na kombucha?

Alguns tipos de açúcar podem ser utilizados para a fermentação da Kombucha, entretanto nós, da Puro Verde. usamos o açúcar cristal orgânico. 


Referências

Smith-Spangler, C., Brandeau, M. L., Hunter, G. E., Bavinger, J. C., Pearson, M., Eschbach, P. J., Sundaram, V., Liu, H., Schirmer, P., Stave, C., Olkin, I., & Bravata, D. M. (2012). Are organic foods safer or healthier than conventional alternatives?: a systematic review. Annals of internal medicine.

Troitino C. Kombucha 101: desmistificando o passado, o presente e o futuro do bebida de chá fermentado. 2017

Srihari e U. Satyanarayana, "Alterações na atividade de eliminação de radicais livres de Kombucha durante a fermentação", Journal of Pharmaceutical Sciences and Research , vol. 4, não. 11, pp. 1978-1981, 2012.