Puro Verde responde: 9 tópicos essenciais com tudo que você precisa saber sobre Kombuchas

alimentos fermentados, benefícios da kombucha, imunidade, kombucha -

Puro Verde responde: 9 tópicos essenciais com tudo que você precisa saber sobre Kombuchas

Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara vaz

 

1. Quem não pode tomar?

Em geral seu consumo não é contraindicado em nenhuma faixa etária, entretanto é necessário um cuidado maior quando consumido por crianças, gestantes, lactantes e idosos. Nesses casos, o ideal é sempre consultar um médico ou nutricionista que irá avaliar de forma individual o uso e seus benefícios à saúde.   

 

2. Qual alimento se harmoniza com as Kombuchas?

A Kombucha é uma bebida super versátil, ela pode acompanhar desde aperitivos num fim de tarde, um jantar e até mesmo ser incluída no café da manhã e/ou desjejum. 

 

3. Como saber que estragou?

Dois fatores são importantes de se avaliar nessa hora, sendo eles: o cheiro (deve ser avinagrado) e a presença de mofo. No caso da presença de um ou mais fatores o consumo deve ser evitado.

 

4. São livres de álcool?

A Kombucha não é considerada uma bebida alcoólica, entretanto, como  todas as culturas fermentadas, a formação de álcool ocorre naturalmente. A quantidade de álcool gerada não passa de  0,5%.

 

5. É possível congelar? Como descongelar?

Essa é uma dúvida muito recorrente, mas ao contrário do que muitos pensam, não é recomendável congelar a Kombucha, isso porque temperaturas muito baixas podem fazer com que a bebida perca componentes importantes.

 

6. É possível usar na pele? Quais as propriedades?

Apesar da pouca literatura encontrada, já são encontrados relatos dos benefícios das colônias de kombucha para a saúde da nossa pele e cabelo. 

 

7. Quanto tempo dura na geladeira?

A bebida deve ser conservada na geladeira por aproximadamente 90 dias. É importante lembrar que a fermentação não para na geladeira, somente desacelera.

 

8. Serve para imunidade?

Sim, devido a quantidade de Polifenóis encontrados na Kombucha, ela pode ser utilizada como uma ótima estratégia para a imunidade

 

9. Existe Kombucha com cafeína?

Sim, a Kombucha é feita a base de Chá Verde ou Chá Preto, que contém naturalmente cafeína. Para pessoas sensíveis à cafeína, recomendamos que tome sua Kombucha durante o dia.



Referências

AJ Marsh, O. O'Sullivan, C. Hill, RP Ross e PD Cotter, "Análise baseada em sequência das composições bacterianas e fúngicas de amostras múltiplas de kombucha (fungo do chá)", Food Microbiology , vol. 38, pp. 171-178, 2014.

Jayasekera, AL Molan, M. Garg e PJ Moughan, “Variação no potencial antioxidante e conteúdo de polifenol total de chá fresco e totalmente fermentado do Sri Lanka”, Food Chemistry , vol. 125, não. 2, pp. 536-541, 2011.

R. Jayabalan, S. Marimuthu e K. Swaminathan, "Mudanças no conteúdo de ácidos orgânicos e polifenóis do chá durante a fermentação do chá de kombucha", Food Chemistry , vol. 102, no. 1, pp. 392-398, 2007.