Kefir de Água x Kombuchá: Conheça as diferenças!

Nutrição -

Kefir de Água x Kombuchá: Conheça as diferenças!

 

Escrito por Carolina Bove e revisado por Barbara Vaz.


O Kefir assim como a Kombucha fazem parte de um grupo de bebidas probióticas, dessa forma, ambas auxiliam na saúde intestinal. E as principais diferenças entre elas se dão na maneira de preparo, armazenamento e cultivo.

A Kombucha é feita a partir da combinação de algum chá (preto, verde, mate, branco) com açúcar, e o Kefir pode ser cultivado a partir da água mas também, do leite combinado com açúcar ou suco de frutas. 

O processo de fermentação de cada uma das bebidas é um pouco diferente. O Kefir leva de 1 a 3 dias para incorporar seus benefícios, já o kombucha pode levar de 1 a 3 semanas para completar seu ciclo fermentativo.

Ambas as bebidas, devido ao processo de fermentação se caracterizam por um sabor levemente ácido, quanto maior o tempo de fermentação, mais evidente esse sabor. 

É muito importante verificar a procedência dos produtos “vivos”, para que o processo de fermentação seja respeitado e os benefícios sejam garantidos. Quando bem produzidos, respeitando o tempo e cultivo, não há uma bebida vencedora, ambas irão auxiliar em um bom funcionamento intestinal e consequentemente na imunidade.




Referência

Z. Yang; Symbiosis between microorganisms from kombucha and kefir: Potential significance to the enhancement of kombucha function; Sep 2008.