L-Teanina e seus benefícios para saúde

L-Teanina e seus benefícios para saúde

L-teanina é um composto contido em alguns chás como verde e preto, e também está disponível na forma de suplemento.

Pesquisas sugerem que a L-teanina pode fornecer uma melhora à saúde,consumidas no seu dia a dia inclui melhora na concentração e qualidade do sono.

Vamos mostrar uma visão geral da L-teanina, incluindo seus potenciais benefícios e suas principais fontes.

 

O que é L-teanina?

É um aminoácido que nosso corpo não produz não sendo essencial para nós, seres humanos. Chá verde (e bebidas que contém esse chá como base: matcha e kombucha), chá preto e certos tipos de cogumelos contêm naturalmente L-teanina.

L- teanina nos traz alguns benefícios alterando níveis de certas substâncias químicas no cérebro como: serotonina e dopamina, que influenciam o humor, sono e emoção, e cortisol, que modula o estresse. Além disso, atrelado a um estilo de vida com prática de atividades físicas, podem trazer benefícios para o bem estar e diminuir o risco de doenças crônicas e doenças cardiovasculares, além de diminuir níveis de colesterol do corpo.

 

Então quer saber quais são os benefícios da L-teanina?

  • Melhora no desempenho cognitivo

Em 2016, os pesquisadores estudaram os benefícios da L-teanina e concluíram que esse composto poderia beneficiar a saúde mental e física de uma pessoa. Eles observaram que ela parece ter efeitos neuroprotetores que melhorariam a função cerebral.

Por si só, a L-teanina pode melhorar a atenção e os tempos de reação de uma pessoa. Em combinação com a cafeína, pode levar a melhorias nas habilidades cognitivas e atenção. O efeito estimulante da cafeína potencializaria essas melhorias. 

No entanto, nem todas as pesquisas tem resultados positivos onde a L-teanina pode melhorar as habilidades cognitivas das pessoas. Há necessidade de mais pesquisas de alta qualidade para esclarecer os efeitos desse composto nas funções mentais das pessoas.

 

  • Melhora no sono

L-teanina pode ajudar as pessoas a dormir mais facilmente. Estudos sugerem que essa substância nos ajudaria a relaxar antes de dormir, dormir mais facilmente e profundamente. Esses benefícios podem resultar dos efeitos específicos que o aminoácido exerce sobre neurotransmissores no cérebro que desempenham um papel no sono.

Um estudo de 2019 mostrou que a ingestão de 450–900 mg de L-teanina diariamente por 8 semanas melhorou a qualidade do sono dos seus participantes. Os participantes do estudo tinham transtorno de ansiedade generalizada e estavam tomando antidepressivos.

 

  • Perda de peso

Como parte de uma dieta balanceada, adicionar chá verde quente antes das refeições pode ajudar na perda de peso, sugerem alguns estudos. 

A L-teanina, contida em cogumelos e chá verde, contém o sabor umami. A pesquisa sugere que esse sabor pode reduzir o apetite, ajudando na perda de peso.

 

  • Relaxamento

As pessoas costumam beber uma xícara de chá o verde ou outra bebida que contenha esse chá para ajudá-las a relaxar. Pesquisas mostram que a L-teanina no chá verde ou preto pode contribuir para essa sensação de relaxamento, pois atua reduzindo a frequência cardíaca em repouso de uma pessoa.

 

  • Maior Foco

Muitas pessoas bebem chá preto ou verde enquanto trabalham, acreditando que isso aumenta seu foco mental e concentração e temos estudos que apoiam essa ideia.

Em 2012, pesquisadores descobriram que pessoas que tomaram 100 miligramas de L-teanina cometeram menos erros em uma tarefa de atenção do que aquelas do grupo placebo. Beber 50 mg de cafeína e combinar L- teanina também melhorou o foco das pessoas. Mais pesquisas são necessárias para determinar como a L-teanina pode afetar a atenção e o foco de uma pessoa.

 

  • Impulsionar o sistema imunológico

L-teanina pode apoiar o corpo na luta contra doenças. Vários estudos sugeriram que tomar esse composto poderia aumentar nossas defesas, nos tornando menos propensos a ter resfriados comuns ou gripe.

Seus potenciais efeitos anti-inflamatórios também podem ajudar a combater outras doenças.

 

  • Controle da pressão arterial

A L-teanina pode ajudar a reduzir o estresse, promovendo diminuição da frequência cardíaca, que por sua vez, ajudaria a diminuir a pressão arterial. 

Os estudos recentes mostraram que a L-teanina ajudou a controlar o aumento da pressão arterial pós situações de estresse. No mesmo estudo, os pesquisadores observaram que a cafeína teve um efeito semelhante, mas menos benéfico.

 

  • Potencializando medicamentos contra o câncer

Algumas pesquisas em animais sugerem que a L-teanina pode aumentar a eficácia de um medicamento quimioterápico chamado doxorrubicina. É possível que torne esse medicamento mais eficaz aumentando a quantidade do medicamento nas células cancerígenas.

No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para entender as interações específicas entre o aminoácido e o medicamento e sua função no corpo humano no combate contra o câncer. 

 

Fique atento, a L-theanine pode interagir com medicamentos e suplementos como:

-  Medicamentos para o tratamento da pressão alta;

- Suplementos que contém cafeína; 

- Qualquer tipo de estimulante e drogas ilícitas.

 

Antes de suplementar L-teanina consulte um profissional especializado, nutricionista ou médico.

 

Lívia Garcia

Nutricionista 

 

Referência

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