L-teanina: o que é, onde encontrar e quais os benefícios?

L-teanina: o que é, onde encontrar e quais os benefícios?

Escrito por Ana Paula Brasileiro e revisado por Barbara Vaz

A L-teanina (ácido gama-etilamida L glutâmico) ou teanina, é um aminoácido encontrado na Camellia sinensis, mais conhecida como “chá verde”. Esse aminoácido é essencial para todos os seres humanos, pois é um aminoácido que o corpo não produz, sendo necessário a suplementação ou o consumo de alimentos que o contenham. 

Como já mencionado anteriormente, a teanina é encontrada em chá verde, mas também estão presentes em bebidas que contenham esse chá como base, como o chá matcha e kombucha. Além disso, também podem estar presentes em chá preto e certos tipos de cogumelos.

Existem pesquisas que sugerem que a L-teanina pode favorecer uma melhora na saúde, por isso o consumo de chás e bebidas que contenham essa substância está em grande relevância.

Alguns estudos demonstram que a L-teanina ocasiona algumas alterações no neurotransmissor, como o aumento de serotonina, da dopamina e dos níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA). 

Ou seja, o consumo de chás ou alimentos contendo esse aminoácido altera os níveis de certas substâncias químicas no cérebro, que influenciam o humor, sono e emoção, e cortisol, que modula o estresse. Além disso, atrelado a um estilo de vida com prática de atividades físicas, podem trazer benefícios para o bem-estar e diminuir o risco de doenças crônicas e doenças cardiovasculares, além de diminuir níveis de colesterol do corpo.

 

Melhora no desempenho cognitivo

Em 2016, pesquisadores estudaram os benefícios da L-teanina e concluíram que esse composto poderia beneficiar a saúde mental e física de uma pessoa. Eles observaram que ela parece ter efeitos neuroprotetores que melhoram a função cerebral.

Por si só, a L-teanina pode melhorar a atenção e os tempos de reação de uma pessoa. Em combinação com a cafeína, pode levar a melhorias nas habilidades cognitivas e atenção. O efeito estimulante da cafeína potencializaria essas melhorias. 

No entanto, nem todas as pesquisas têm resultados positivos onde a L-teanina pode melhorar as habilidades cognitivas das pessoas. Há necessidade de mais pesquisas de alta qualidade para esclarecer os efeitos desse composto nas funções mentais das pessoas.

Melhora no sono

L-teanina pode ajudar as pessoas a dormir mais facilmente. Estudos sugerem que essa substância ajuda a relaxar, além de dormir mais facilmente e profundamente. Esses benefícios podem resultar dos efeitos específicos que o aminoácido exerce sobre neurotransmissores no cérebro que desempenham um papel no sono.

Um estudo de 2019 mostrou que a ingestão de 450–900 mg de L-teanina diariamente por 8 semanas melhorou a qualidade do sono dos seus participantes. Os participantes do estudo tinham transtorno de ansiedade generalizada e estavam tomando antidepressivos.

Perda de peso

Como parte de uma dieta balanceada, adicionar chá verde quente antes das refeições pode ajudar na perda de peso, sugerem alguns estudos. 

A L-teanina, contida em cogumelos e chá verde, contém o sabor umami. A pesquisa sugere que esse sabor pode reduzir o apetite, ajudando na perda de peso.

Relaxamento

As pessoas costumam beber uma xícara de chá verde ou outra bebida que contenha esse chá para ajudá-las a relaxar. Pesquisas mostram que a L-teanina no chá verde ou preto pode contribuir para essa sensação de relaxamento, pois atua reduzindo a frequência cardíaca em repouso de uma pessoa.

Maior Foco

Muitas pessoas bebem chá preto ou verde enquanto trabalham, acreditando que isso aumenta seu foco mental e concentração e temos estudos que apoiam essa ideia.

Em 2012, pesquisadores descobriram que pessoas que tomaram 100 miligramas de L-teanina cometeram menos erros em uma tarefa de atenção do que aquelas do grupo placebo. Beber 50 mg de cafeína e combinar L- teanina também melhorou o foco das pessoas. Mais pesquisas são necessárias para determinar como a L-teanina pode afetar a atenção e o foco de uma pessoa.

Impulsionar o sistema imunológico

L-teanina pode apoiar o corpo na luta contra doenças. Vários estudos sugeriram que tomar esse composto poderia aumentar nossas defesas, nos tornando menos propensos a ter resfriados comuns ou gripe.

Seus potenciais efeitos anti-inflamatórios também podem ajudar a combater outras doenças.

Controle da pressão arterial

A L-teanina pode ajudar a reduzir o estresse, promovendo diminuição da frequência cardíaca, que por sua vez, ajudaria a diminuir a pressão arterial. 

Os estudos recentes mostraram que a L-teanina ajudou a controlar o aumento da pressão arterial pós situações de estresse. No mesmo estudo, os pesquisadores observaram que a cafeína teve um efeito semelhante, mas menos benéfico.

Potencializando medicamentos contra o câncer:

Algumas pesquisas em animais sugerem que a L-teanina pode aumentar a eficácia de um medicamento quimioterápico chamado doxorrubicina. É possível que torne esse medicamento mais eficaz aumentando a quantidade do medicamento nas células cancerígenas.

No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para entender as interações específicas entre o aminoácido e o medicamento e sua função no corpo humano no combate contra o câncer. 

Diminui a TPM

Existem estudos que comprovaram que a ingestão diária de 200mg de Theanina, em mulheres com tensão pré-menstrual, se mostrou eficiente contra os sintomas negativos tanto sociais, quanto físicos e mentais do período fértil dessas mulheres.

Proteção do fígado

Algumas pesquisas demonstram que a l-teanina diminui os efeitos do álcool no organismo, justamente por acelerar o metabolismo da substância no sangue. Dessa forma, Theanina protege o fígado da ação do álcool.

Cuidados necessários ao ingerir L-teanina

Apesar de a L-teanina poder ser ingerida com outros alimentos e até mesmo com bebidas alcoólicas e não provocar nenhum efeito colateral, não quer dizer que possa ser ingerida com qualquer medicamento ou suplemento. Por isso, é importante ter atenção na ingestão junto dessas substâncias:

-  Medicamentos para o tratamento da pressão alta;

- Suplementos que contém cafeína; 

- Qualquer tipo de estimulante e drogas ilícitas.

Porém tem alguns medicamentos quimioterápicos em que a L-teanina tem interação de forma positiva aumentando a potencialização, são eles:

– Doxorrubicina;

– Idarrubicina;

– Pirarubicina;

– Cisplatina;

– Irinotecano.

Vale salientar que antes de qualquer suplementação, seja ela L-teanina ou qualquer outro suplemento, é importante que consulte um profissional de saúde especializado, nutricionista ou médico, para que possa auxiliar em qual a melhor opção e dosagem de suplementação.

Porém, como foi dito no início desse texto, a L-teanina pode ser encontrada em chás na forma natural e em kombuchas da Puro Verde, sendo uma excelente opção para o dia a dia.

-- 

Referências:

Doi.ORG

Farmacia Universal

FREITAS, FERNANDA DA FONSECA. Avaliação dos efeitos psicofisilógicos da L-Teanina em modelo de ansiedade em humanos. João Pessoa, 2013.

BLANCO, A. R. Os benefícios do chá verde (Camellia Sinensis). Disponível em:< http://jardimdeflores.com.br/sinergia/S08chaverde.htm> Acesso em: 15 out 2007.

Elsas, S.-M., et al; “Passiflora incarnata L. (Passionflower) extracts elicit GABA currents in hippocampal neurons in vitro, and show anxiogenic and anticonvulsant effects in vivo, varying with extraction method”; Phytomedicine, n.17(12), p. 940–949,2010.

 

 

Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.