Antioxidantes: o que é, qual sua função e sua importância

anti oxidante, anti-inflamatório, benefícios da kombucha, diabéticos, hipertensão, saúde -

Antioxidantes: o que é, qual sua função e sua importância

Escrito por Carolina Bove e revisado por Barbara Vaz

 

Antioxidantes são substâncias capazes de inibir ou atrasar a ação dos radicais livres sobre nossas células. 

Radicais livres são moléculas altamente instáveis em busca de elétrons em células vizinhas para que se tornem estáveis. Essa busca por elétrons em outras células acaba comprometendo seu funcionamento adequado, podendo resultar nas mudanças de DNA. 

Além disso, quando em contato com o colesterol do sangue os radicais livres aumentam a suscetibilidade à aterosclerose.

Ou seja, os radicais livres, são agentes oxidantes presentes em todos os organismos (mesmo em pessoas saudáveis), o problema está no seu excesso, que acaba favorecendo o envelhecimento celular, podendo causar danos ao DNA, aterosclerose, obesidade, diabetes, hipertensão, e maior suscetibilidade ao câncer.

 

COMO ATUAM OS ANTIOXIDANTES?

Os antioxidantes atuam de duas maneiras: 

1- Inibindo a formação dos radicais livres

2- Reparando lesões já instaladas devido ao excesso de radicais livres 

 

A defesa antioxidante pode acontecer de maneira endógena, através de um sistema enzimático produzido pelo organismo, que pode diminuir com a idade e estilo de vida; ou de modo exógeno, através da alimentação, incluindo alimentos ricos em antioxidantes como, vitaminas, flavonoides, carotenoides, licopeno, cobre, zinco e selênio.

 

BENEFÍCIOS DOS ANTIOXIDANTES

- Prevenir envelhecimento;

- Prevenir aterosclerose;

- Prevenir doenças cardíacas; 

- Prevenir câncer;

- Prevenir obesidade. 

 

O chá verde, principal ingrediente para produção das nossas kombuchas, é uma bebida feita através da Camellia sinensis. Garante um grande potencial anti-inflamatório e antioxidante devido a sua grande quantidade de polifenóis (um tipo de antioxidante).

Além dos polifenóis, o chá verde possui quantidade significativa de EGCC (Epigalocatequina Gallate) um antioxidante que garante a proteção das células contra os radicais livres.

No Kombucha Immunity, por exemplo, além do chá verde contém a cúrcuma. Seu pigmento tem nome de curcumina, essa raiz possui um grande poder antioxidante com ação anti-inflamatória que protege as células e elimina os radicais livres. 


Referências

CARREIRA, S., M., V.. Avaliação das propriedades antioxidantes e antimutagênicas de diferentes cultivares Vaccinium spp.: Partiot, Bluecrop, Duke, Earlyblue e O’Neal, produzidas na Sub-região do Baixo Vouga. Dissertação de mestrado. Tecnologia e Segurança Alimentar. Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Universidade Nova de Lisboa, 2012.

GAGGIA, F. Kombucha Beverage from Green, Black and Rooibos Teas: A Comparative Study Looking at Microbiology, Chemistry and Antioxidant Activity. PubMed, 2018.

JESSICA, C. Capacidade antioxidante de fermentados de combucha ISBN 978-85-85905-25-5

KHALIL, O. Atividade antioxidante de kombuchas. SImBBed, 2021. ISBN: 978-65-86861-97-6