Kombuchas aliviam stress? Saiba tudo sobre!

Kombuchas aliviam stress? Saiba tudo sobre!

Escrito por Carolina Bove  e revisado por Barbara Vaz


O estresse é uma resposta natural do organismo à estímulos de perigo ou ameaça, que desencadeia uma ativação de hormônios como a adrenalina e o cortisol. Essa reação nos coloca em um estado de alerta, provocando alterações físicas e emocionais. Era ela que garantia nossa sobrevivência há milhares de anos quando habitávamos a selva. 


Hoje em dia, mesmo com a globalização, enfrentamos muitos agentes agressores, seja o ambiente de trabalho, responsabilidades, algum acidente ou emergência. Podendo desencadear uma série de alterações bioquímicas e até sintomas físicos como dor de cabeça, dificuldade em pegar no sono, insônia, alterações de humor, dificuldade de concentração, problemas digestivos, depressão e ansiedade.


Existem algumas formas (não medicamentosas) que podem nos ajudar a lidar com o stress: fazer exercício físico, dormir cedo, passar um tempo em contato com a natureza, meditar, praticar yoga, ter um hobby, limitar o uso das redes sociais e incluir um kombucha no seu dia. 


E como a kombucha pode auxiliar a combater o stress?


A kombucha é considerado um adaptógeno. 


Adaptógenos são plantas não tóxicas que auxiliam a equilibrar o estresse, seja ele físico ou biológico. Tem efeito antidepressivo, propriedades anti fadiga e estímulo no sistema nervoso central. Além disso, são potentes antioxidantes que auxiliam na proteção do fígado e melhoram a imunidade


Por ser fonte de vitaminas do complexo B (B1, B6 e B12), importantes aliadas no manejo da depressão, estresse, ansiedade já que estão associadas à uma melhora no humor e desempenho cognitivo, a kombucha também pode ser um importante coadjuvante no tratamento. 


Além disso, a cafeína presente no chá verde contém l-teanina, um aminoácido que tem ação calmante. Assim, diferente do café, essa cafeína é liberada de maneira gradual, não causando pico de energia e posterior cansaço, auxiliando no bem-estar e melhora do humor. 


Criar o hábito de consumir kombucha diariamente pode ser um grande coadjuvante para a modulação do estresse. 


Gostou desse conteúdo? Acesse o blog da Puro Verde e descubra muitas outras informações como esse.



 

Referências:

Panossian, G. Wikman, Effects of Adaptogens on the Central Nervous System and the Molecular Mechanisms Associated with Their Stress—Protective Activity , Pharmaceuticals (Basel). 2010 Jan; 3(1): 188–224.

Gharib, Effects of Kombucha on oxidative stress induced nephrotoxicity in rats, Chin Med. 2009 Nov 27.

Paulina, P. Dipti, B. Anju, SK. Kain, SK. Sarada, M. Sairam, Studies on toxicity, anti-stress and hepato-protective properties of Kombucha tea Biomed Environ Sci actions. 2001 Sep.

 

Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.