Kombucha: o melhor aliado para o seu intestino

Kombucha: o melhor aliado para o seu intestino

Escrito por Gabriela Ghilardi e revisado por Barbara Vaz


Talvez você já tenha escutado falar que o intestino é o nosso “segundo cérebro”. Esse órgão vai além das funções digestivas, atuando no sistema imunológico e na produção de neurotransmissores, como dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar. Além disso, tem ligação direta com outros órgãos, incluindo o seu cérebro.


O intestino é colonizado por mais de 300 espécies diferentes de bactérias que exercem funções específicas e essenciais ao corpo humano. Dessa forma, manter uma boa colonização de bactérias é imprescindível para a manutenção da saúde e bom funcionamento do organismo.


Kombucha e alimentação saudável

A alimentação tem uma relação direta com uma microbiota mais saudável e alguns alimentos específicos, como a Kombucha, podem ajudar ainda mais. 


A Kombucha é uma bebida milenar de origem chinesa, levemente gaseificada e ácida que possui diversos efeitos para a saúde como propriedades antioxidantes, combate a infecções e doenças inflamatórias, auxílio no colesterol e pressão arterial e melhora do sistema imunológico. 

 

Devido a sua ação probiótica, auxilia na restauração e equilíbrio das bactérias intestinais, o que reduz a constipação intestinal. Além de melhorar a digestibilidade e absorção de nutrientes, vitaminas e minerais e auxiliar no tratamento de doenças gastrointestinais e alergias.


A Kombucha é super refrescante e muito gostosa, assim fica fácil de incluir no seu dia-a-dia. Além de ser uma bebida com baixa quantidade de calorias e de carboidratos e com um alto teor de nutrientes que vão ajudar a cuidar da sua microbiota intestinal e consequente, auxiliar na sua saúde como um todo.

 

 




Referências:

AFSHARMANESH, M.; SADAGHI, B. Effects of dietary alternatives (probiotic, green tea powder, and Kombucha tea) as antimicrobial growth promoters on growth, ileal nutrient digestibility, blood parameters, and immune response of broiler chickens. Comparative Clinical Pathology, v. 23, n. 3, p. 717-724, 2014.

 

DIMIDI, Eirini et al. Fermented foods: definitions and characteristics, impact on the gut microbiota and effects on gastrointestinal health and disease. Nutrients, v. 11, n. 8, p. 1806, 2019.

 

KOZYROVSKA, Natalya Oleksiyvna et al. Kombucha microbiome as a probiotic: a view from the perspective of post-genomics and synthetic ecology. Вiopolymers and Cell, 2012.



Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.